Freire inicia corrida para tentar salvar o partido

Após o PMN ter sinalizado a vontade de recuar do projeto de fusão com o PPS para criar a Mobilização Democrática (MD), o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, confessou que ficou sabendo da notícia pela imprensa e não viu com bons olhos a posição adotada pelos mobilizadores; “A fusão garantiria uma janela de saída. Se não ficar caracterizado como novo partido, não haverá janela de entrada e podemos terminar menores”, disse; Freire pretende conversar a secretária geral do PMN, Telma Ribeiro, antes da reunião da executiva do partido, no próximo dia 28

Freire inicia corrida para tentar salvar o partido
Freire inicia corrida para tentar salvar o partido (Foto: Luis_Macedo)

PE247 – Após o PMN ter sinalizado a vontade de recuar do projeto de fusão com o PPS para criar a Mobilização Democrática (MD), o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, confessou que ficou sabendo da notícia pela Imprensa e não viu com bons olhos a posição adotada pelos mobilizadores. “A fusão garantiria uma janela de saída. Se não ficar caracterizado como novo partido, não haverá janela de entrada e podemos terminar menores”, disse o parlamentar em entrevista à Rádio Folha. Freire agora pretende correr para salvar a aliança e evitar que a fusão entre as legendas naufrague de vez.

Por enquanto, pelo menos para Freire, nada está definido. “Eu vou procurar a Telma Ribeiro (secretária-geral do PMN) para saber sobre esse entendimento deles. Ela marcou uma reunião com a executiva deles para o próximo dia 28, e devemos conversar antes disso”, acrescentou.

As declarações do parlamentar ocorrem um dia após a notícia de que o PMN não tem mais a pretensão de se fundir com os pós-comunistas ter sido veiculada pela imprensa. O principal motivo para a suposta desistência da junção entre os partidos seriam as divergências relacionadas à reforma política. O PPS se mostra favorável ao fim das coligações nas eleições proporcionais, algo que vai de encontro aos interesses do PMN que considera a ideia prejudicial aos pequenos partidos.

Em meio à indefinição da criação da MD, integrantes do PSD fizeram uma consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade da fusão entre PPS e PMN não resultar na criação da MD. O caso está sendo avaliado pelo ministro José Dias Toffoli.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247