Frevo: Patrimônio da Humanidade

O frevo, o mais pernambucano de todos os ritmos, poder ser declarado Patrimnio Cultural Imaterial da Humanidade. Segundo a Unesco, o julgamento acontecer em novembro deste ano, em Barbados, no Caribe

Frevo: Patrimônio da Humanidade
Frevo: Patrimônio da Humanidade (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/AE)

Raphael Coutinho _PE247 – O frevo poderá se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A notícia foi confirmada pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida que brincaram o carnaval no Recife. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) revelou que o julgamento do ritmo característico de Pernambuco ocorrerá em novembro deste ano, em Barbados, no Caribe.

A informação foi recebida com muita comemoração, já que o governo brasileiro espera pela avaliação há dois anos. Por parte da ministra, existe uma confiança enorme para a titulação do Frevo como patrimônio. "Este ano, o frevo vai ser julgado, e com certeza aprovado, como Patrimônio Imaterial da Humanidade", reforçou. Segundo Luiz Fernando Almeida, a notícia chegou depois de dois anos de análises de um relatório feito e apresentado pelo Iphan. "Depois que o frevo virou patrimônio imaterial nacional, há cinco anos, preparamos várias candidaturas do Brasil para patrimônio da humanidade e o frevo é o primeiro da lista", destacou.

Outro que comemorou bastante a notícia foi prefeito do Recife, João da Costa (PT). Ele ressaltou o esforço de "todos" que trabalharam pelo resgate do Frevo como símbolo do Carnaval pernambucano. "É uma alegria imensa. Nessa hora a gente tem que reconhecer todo mundo que trabalhou para resgatar esse Carnaval do Recife, centrado no frevo. Esse ritmo nasceu aqui e é o fio condutor do nosso Carnaval. É isso que nos anima, que nos dá identidade. Estou confiante demais ", afirmou o gestor.

Na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco já figuram outros ritmos musicais como o tango argentino e o fado português, que entrou na lista no ano passado.

 

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247