HOME > Geral

Função de Vaccari no PT era técnica, diz Tarso Genro

"Eu não lembro do Vaccari ter participado de debates políticos dentro do partido", disse o ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em depoimento à Justiça Federal; petista foi arrolado como testemunha de defesa do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso em abril no âmbito da Operação Lava Jato

"Eu não lembro do Vaccari ter participado de debates políticos dentro do partido", disse o ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em depoimento à Justiça Federal; petista foi arrolado como testemunha de defesa do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso em abril no âmbito da Operação Lava Jato (Foto: Paulo Emílio)

247 - O ex-ministro da Justiça do governo Lula e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse em depoimento à Justiça Federal que a função do ex-tesoureiro do PT João Vaccari neto era meramente técnica. "Eu não lembro do Vaccari ter participado de debates políticos dentro do partido", declarou ao juiz federal Sérgio Moro. O petista foi arrolado como testemunha de defesa do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso em abril durante uma das fases da Operação Lava Jato e responde a processos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo o depoimento prestado ao juiz federal Sérgio Moro, Genro disse que mantinha uma "relação normal, ordinária, dentro do partido" com o ex-tesoureiro. Ele também disse que durante o seu curto período à frente do PT, quando estourou a crise provocada pela ação penal 470, o chamado escândalo do mensalão, promoveu uma série de alterações relacionadas à arrecadação financeira do PT. Genro disse, ainda, nunca ter escutado nada que desabonasse o correligionário. 

"Eu determinei naquela oportunidade que todas as movimentações de arrecadação que fossem feitas, fossem anotadas quem é o responsável, para quem vai pedir e apontar a legalidade desse relacionamento. Mas eu fiquei apenas, se não me equivoco, nove meses, oito meses na presidência do partido. Não sei se essa regra depois foi mantida", observou.