HOME > Geral

Futebol argentino desiste de união entre séries A e B

Repercusso negativa causada pelo rebaixamento do River Plate foi o principal motivo para a deciso; campeonato permanece com as duas divises em competies diferentes

247 – No ápice da má fase do futebol argentino, a Associação de Futebol Argentino (AFA) desistiu oficialmente da virada de mesa que beneficiaria o clube rebaixado, o River Plate. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 1º, pelo presidente da AFA, Julio Grondona.

A medida inicial consistia em unificar as séries A e B a partir do próximo ano. O projeto contava com o apoio da presidente Cristina Kirchner e foi divulgado para a imprensa por representantes da própria AFA na semana passada. O objetivo era mudar completamente o calendário local para reunir num campeonato apenas 38 equipes das séries A e B.

O campeonato seria divido em dois grupos, os times da primeira divisão enfrentariam os times da segunda e, nos próximos anos, todos estariam na disputa principal do futebol argentino. A iniciativa seria lucrativa para o faturamento geral dos clubes. Pelo menos R$ 500 milhões sairia dos cofres do governo argentino.

A proposta lançada pela AFA foi recusada fortemente por cartolas, torcedores e pela imprensa local. O conselho executivo da associação aprovou a alteração, mas a medida precisaria ser autorizada por uma assembleia de clubes em outubro. A mudança da tabela do campeonato foi estipulada pela aliança entre AFA e o governo argentino, união que nasceu em 2009 com a estatização do futebol da primeira divisão.