Galeria Janete Costa abre exposição “Tudo Bem”

A exibição é resultado do acordo de cooperação internacional firmado entre as prefeituras do Recife e de Nantes (França) os trabalhos dos artistas visuais franceses Michel Gerson, Béatrice Dacher, Laurent Moriceau

Galeria Janete Costa abre exposição “Tudo Bem”
Galeria Janete Costa abre exposição “Tudo Bem” (Foto: Divulgação)

PE247 - A partir das 14h deste sábado (4), será aberta a exposição “Tudo Bem” na galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem (Zona Sul). No espaço serão exibidos os trabalhos dos artistas visuais franceses Michel Gerson, Béatrice Dacher, Laurent Moriceau, da cidade de Nantes. A exibição é resultado do acordo de cooperação internacional firmado entre as prefeituras do Recife e de Nantes.

Com o objetivo de abordar a memória, as raízes e as identidades brasileiras, dos índios, dos africanos e portugueses, Michel Gerson apresenta a obra “Neuronale”, um mapa cognitivo, fruto da imersão cultural nas tradições nordestinas realizada pelo artista.

O mapa será composto por textos e desenhos dispostos no piso da galeria. O processo de criação de Gerson partiu dos livros de Gilberto Freyre, “Terras do açúcar” (1956) e “Senhores e escravos” (1952), editados na França, além de contar com o apoio da Fundaj, Fundação Gilberto Freyre e do Parque Dona Lindu.

Já Béatrice Dacher realizou sua pesquisa no centro do Recife e no Bairro de São José, no entorno do Pátio de São Pedro. No projeto “Vida privada”, Béatrice tem como objetivo reunir o maior número de sentimentos, de segredos de homens e de mulheres. Na exposição, a artista reúne as fitas amarradas em uma instalação/escultura. Todas as fitas formam um círculo no qual, quando se penetra, é possível ler os desejos dos habitantes dos diferentes territórios, todos ligados, para além das mentalidades e das situações específicas, pelo fio das suas confidências.

O terceiro trabalho é do artista Laurent Moriceau. Em “anywhere, anyone, anytime” (Não importa onde, não importa quem, não importa como), Moriceau cria um novo espaço a se apropriar. Trata-se da criação de um fluxo de imagens e textos, difundidos numa rede de forma difusa e até indiscernível. O trabalho virtual aborda a questão da liberdade de expressão permitida pelas redes sociais institucionais. E ainda coloca o telefone celular, instrumento multimídia que acompanha cada instante de nossas vidas, como meio criativo.

A abertura oficial com coquetel acontece, às 17h, com representantes da Prefeitura do Recife, Consulado Francês, Aliança Francesa, Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre e artistas da cidade. O evento é aberto ao público gratuitamente.
 

SERVIÇO:

Exposição “Tudo bem”, com trabalhos de Michel Gerson, Béatrice Dacher, Laurent Moriceau

Visitação: Sábado (04), a partir das 14h

Abertura oficial com coquetel: Sábado (04), às 17h

Galeria Janete Costa: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem

Entrada gratuita

Informações: (81) 3355.9832

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247