Gênio Chico Anysio morre no Rio aos 80 anos
Depois de uma longa luta, o criador de tipos inesquecveis falece no Hospital Samaritano, onde estava desde 22 de dezembro; eledeixa um legado de mais de 200 personagens e incontveis boas memrias
247 - O humorista Chico Anysio morreu nesta quinta-feira 22. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, desde o dia 22 de dezembro, por conta de uma infecção pulmonar. Nesta manhã, o artista tinha voltado a respirar integralmente com ajuda de aparelhos e seu estado grave era gravíssimo. Ele resistiu e lutou por mais de 100 dias internado, nos quais houve melhores e pioras. O comediante e escritor cearense estava prestes a completar 81 anos de idade, em 12 de abril.
Criador de 209 personagens ao longo de sua carreira – e intérprete de todos eles – Chico Anysio fez humor popular, de largo alcance, e soube fazer graça com os preconceitos arraigados contra nordestinos, ridicularizou políticos corruptos e foi um dos poucos humoristas a passar incólume pela ditatura militar. O estilo workaholic o acompanhou por toda a vida, mesmo com os graves problemas de saúde que teve de enfrentar.
Recentemente, o escritor voltou aos livros. Ele nunca parou de escrever, é autor de 19 livros e tem outros 16 prontos – lançou no ano passado a coletânea de contos “O fim do mundo é ali” (Prumo). Nossos sentimentos ao rei do humor, criador de personagens sempre muito populares e de uma galeria de bambambãs que não perderam a sua graça, tampouco ficaram anacrônicos.
Relembre abaixo alguns de seus personagens em uma montagem criada pelo 247:
