HOME > Geral

Geraldo demite nomes ligados ao PT no Recife

Menos de dois meses após assumir a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Geraldo Julio (PSB) pode enfrentar a sua primeira crise política ao dar início a uma série de demissões nos quadros da PCR ocupados por pessoas ligadas ao ex-prefeito João da Costa (PT); as exonerações teriam teria sido iniciadas entre os quadros Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife e o secretário executivo, João Paulo Gomes, entregou o cargo alegando “razões pessoais”

Geraldo demite nomes ligados ao PT no Recife (Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PSB)
Editoria avatar
Conteúdo postado por:

Paulo Emílio_PE247 – Menos de dois meses após assumir a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Geraldo Julio (PSB) pode enfrentar a sua primeira crise política ao dar início a uma série de demissões nos quadros da PCR ocupados por pessoas ligadas a ex-prefeito João da Costa (PT). As exonerações teriam teria sido iniciadas entre os quadros Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, com a exoneração de 12 servidores ligados a administração anterior. Como consequência o secretário executivo, João Paulo Gomes , teria entregue o cargo alegando “razões pessoais”. De acordo com fontes ligadas ao PSB, os desligamentos alcançarão outras secretarias e departamentos municipais nas próximas semanas.

De acordo com nota da Secretaria que confirma as exonerações, “a troca de pessoal é normal em mudança de gestão, e que o secretário executivo de Turismo e Lazer, João Paulo Gomes, optou por deixar o cargo por motivos pessoais".  Apesar da explicação oficial, as demissões mexeram com os brios dos servidores que logo após serem comunicados do desligamento se reuniram em caráter de urgência com o deputado estadual André Campos (PT), que respondeu pela pasta no final da gestão de João da Costa.

“Sabemos que teve uma reunião até tarde da noite, mas o teor do que foi conversado ainda não temos ideia. Mas esta foi só a primeira de muitas movimentações do gênero. A ordem veio de cima”, diz uma fonte que prefere não ser identificada.  A “ordem de cima” não foi confirmada por ninguém ligado ao alto escalão da gestão socialista. As demissões aconteceram exatamente uma semana depois das pessoas serem nomeadas, algumas delas inclusive haviam sido promovidas em função de suas qualificações técnicas.

O fato é que caso a movimentação seja o início do desaparelhamento dos quadros do PT na administração municipal, o clima entre as duas legendas, que já anda tumultuado desde o último pleito, poderá azedar ainda mais. O próprio João da Costa já teria se queixado a pessoas próximas de que estaria chateado com o governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, em função de acordos que teriam sido feitos na campanha passada mas que não estariam sendo cumpridos.  Ao longo da campanha de 2012, João da Costa foi acusado pelo senador Humberto Costa e perlo ex-prefeito e deputado federal João Paulo, candidatos a prefeito e vice pelo PT, de não ter se engajado junto aos petistas e de ter apoiado veladamente o adversário socialista.

O próprio lançamento da candidatura de Geraldo Julio foi o estopim para deflagrar uma crise interna no PT e atiçar ainda mais os ânimos entre as duas legendas, que já encontrava-se ardido em função da movimentação de Eduardo Campos visando uma possível candidatura presidencial em 2014, o que o levaria a abandonar a base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e a bater de frente com o PT nas eleições majoritárias do próximo ano.

Com o clima tenso, após as demissões na PCR, resta saber qual será a reação do Partido dos Trabalhadores, que a despeito das posições adotadas por Humberto Costa e João – que defendem o afastamento do partido da gestão municipal –, acabou por se integrar à base do governo municipal.  Segundo alguns interlocutores do governo a única pasta que não deve ser atingida é a de Habitação, que está sob o controle da ala petista que se posicionou favoravelmente à eleição de Geraldo Julio.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...