Geraldo não cresce e Daniel agora é o segundo
Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau e divulgada no Jornal do Commercio deste domingo (23) aponta para o crescimento do candidato do PSDB, Daniel Coelho, que agora ocupada a segunda colocação com 22%; Geraldo Julio (PSB) lidera com 38%, Humberto Costa (PT) é o terceiro com 16% e Mendonça Filho (DEM) o quarto com 6%
PE247 – O candidato Daniel Coelho (PSDB) foi o único que apresentou crescimento no levantamento que o Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau e o Jornal do Commercio (IPMN/JC) divulgaram neste domingo (23). O tucano chegou aos 22% das intenções de voto, ultrapassando o então segundo colocado Humberto Costa (PT), que agora tem 16%. Geraldo Julio (PSB) continua liderando, mas estacionou em 38%. Mendonça Filho (DEM) segue na quarta colocação, mas parou de cair, e registrou 6%.
Esta foi a primeira vez que o prefeiturável socialista não apresentou crescimento, em comparação às pesquisas passadas. Geraldo Julio (PSB), pela primeira vez desde a primeira pesquisa, não apresentou crescimento. No levantamento anterior, em 12 de setembro, Geraldo chegou a 39%. Porém, o candidato Daniel Coelho (PSDB) continua crescendo. Após três pesquisas, entre 12 de julho e 23 de agosto, quando o candidato não apresentou variação, obtendo respectivamente 6%, 5,5% e 5,7%, o tucano cresce na reta final.
Na pesquisa do dia 6 de setembro, Daniel dobrou a pontuação, indo aos 12%, passando a ser o terceiro colocado. No último levantamento, em 12 de setembro, Daniel chegou a 15%, ficando sete pontos percentuais atrás do petista. Agora Daniel assume a segunda posição, com 22%, seis pontos a frente do petista.
Por outro lado, o senador Humberto Costa (PT) segue em descendência. Na primeira pesquisa realizada pelo IPMN/JC, o petista registrou 36% das intenções de voto e foi apresentando quedas em todos os levantamentos seguintes. No último, pontuou 22%, e agora chegou a 16%, ocupando o terceiro lugar. O quarto candidato mais bem colocado é o deputado federal democrata Mendonça Filho, que começou a corrida eleitoral na segunda colocação, com 21%. Ele também apresentou queda em todos os levantamentos seguintes e, no último, chegou a 5%, caindo para a quarta colocação após ser ultrapassado por Daniel Coelho (PSDB). Agora, o ex-governador tem 6%.
Já os candidatos Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Esteves Jacinto (PRTB) somaramm, juntos, 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos registraram 9%. Não sabem em quem votar ou não responderam, 8%. A pesquisa IPMN/JC foi realizada entre os dias 20 e 21 de setembro, com 1.079 entrevistados e apresenta uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: