Goiânia tem dezembro mais quente em 5 anos
Durante todo o mês temperatura média máxima chegou a 27.5ºC; a maior alta foi dia no 20, com 35.8ºC; motivo do calor intenso é a falta de chuva, que deve cair isoladamente na virada do ano
A Redação_ A estação mais quente do ano mal começou e o goianiense já sofre com as altas temperaturas. Não é preciso ser especialista para identificar que os dias do mês de dezembro estão mais quentes do que o mesmo período do ano passado. E, segundo o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo) da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), eles realmente estão. Durante todo o mês de dezembro de 2011, a temperatura média máxima chegou a 27.5ºC. Em dezembro deste ano, até esta quarta-feira (26/12), a temperatura média máxima já marca 30.2ºC, o que representa aumento de 2.7º. A temperatura mais alta do mês, 35.8º, foi registrada no dia 20.
Trata-se do mês de dezembro mais quente dos últimos cinco anos. Em 2007, quando o clima e o tempo da cidade começaram a ser monitorados pela Sectec, a temperatura média máxima alcançou 28.9ºC.
Chuvas
Também segundo o Simehgo, o motivo do calor intenso que toma conta de Goiânia está relacionado à falta de chuvas. No ano passado, até o dia 26, havia chovido 264 mm. Este ano, no mesmo período, choveu apenas 119 mm.
Mas, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul que deve persistir no Estado até a virada do ano, esta sexta-feira, 27, será de muitas nuvens e possibilidade de chuvas fortes, com trovoadas e rajadas de vento.
Nas regiões Sul e Oeste, as chances de chuva são maiores. Nas demais regiões, a sexta-feira será de sol e poucas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva apenas no final da tarde e início da noite.
A temperatura máxima prevista será na região Norte com 39ºC. Em Goiânia, sol na maior parte do dia. No final da tarde a nebulosidade aumenta, podendo ocorrer pancadas de chuva. A umidade relativa do ar fica acima dos 40% e a temperatura máxima pode passar dos 33ºC.
. (Adriana Marinelli)
