Goiás atrai negócios e cresce oferta de empregos
Marconi participou nesta quinta-feira da inauguração de mais uma unidade industrial da Caramuru Alimentos na cidade de Ipameri; empresa é líder nacional nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola; indústria vai gerar 250 empregos diretos e indiretos e governador disse que meta é consolidar o município como novo polo industrial do Estado; governador também destacou que Goiás, mesmo em tempos de crise, continua a atrair investimentos da iniciativa privada e hoje se tornou referência no País
Goiás 247 - A consolidação definitiva de um distrito industrial em Ipameri, município do Sudeste goiano, foi defendida como meta pelo governador Marconi Perillo no fim da manhã desta quinta-feira (18), durante inauguração de mais uma unidade industrial da Caramuru Alimentos, principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola. O município passa a contar com uma indústria de esmagamento de soja com capacidade de 1.500 toneladas/dia destinada à produção de óleo de soja e farelo pellet, usado para a alimentação animal.
“Daqui para frente, Ipameri consolidará o seu polo de desenvolvimento industrial. E nós vamos ajudar, contem comigo na estruturação definitiva desse distrito industrial, que só será possível graças à ousadia, à iniciativa, à capacidade de enxergar longe, ao planejamento do Alberto (Borges, presidente) e de toda a equipe Caramuru”, afirmou o governador.
A um auditório lotado de autoridades políticas da região e funcionários do complexo industrial, Marconi considerou que o município vive momento histórico. “Hoje, nós vivemos um capítulo especialíssimo porque estamos transformando definitivamente Ipameri num polo de desenvolvimento industrial. Ipameri com esta inauguração de hoje, das indústrias Caramuru, que é um dos grupos mais sólidos, mais éticos, com melhor planejamento, foco e geração de empregos do país, vive um divisor de águas na sua história.”
Citando o ex-governador Mauro Borges Teixeira, a quem se referiu como “figura central para o desenvolvimento de Ipameri” e “um dos maiores estadistas que já passaram pelo Governo de Goiás”, Marconi relembrou que foi o político quem potencializou o desenvolvimento econômico da região.
“Um visionário. Um homem que na década de 1960 trouxe para Goiás a primeira prática de planejamento estratégico nesta região. Foi Mauro Borges que trouxe a ferrovia de Araguari até Ipameri. Isso significou um avanço extraordinário para Ipameri, que já foi a mais importante cidade do interior goiano nas primeiras décadas do século passado”.
A prefeita Daniela Vaz Carneiro agradeceu o governador e afirmou que ele foi o responsável pelo crescimento de Ipameri “com todas as obras que entregou a nosso município”. “Graças ao empenho do governador e ao doutor Alberto, Ipameri tem duas histórias: antes e depois da Caramuru. Essa indústria é um divisor de águas”, disse Daniela.
A nova unidade integra o complexo industrial que a empresa está consolidando no município, que conta ainda com uma Fábrica de Biodiesel com capacidade de processar 225 milhões de litros por ano, dois Armazéns Graneleiros, um com capacidade estática de 120 mil toneladas para armazenagem de grãos e outro de 30 mil toneladas para farelo, ambos conectados a um ramal ferroviário, operado pela concessionária Valor da Logística Integrada – VLI, para escoamento de 750 toneladas por hora de graneis sólidos, bem como de 120 m3 por hora de graneis líquidos, interligando a Caramuru aos Portos de Santos (SP) e Tubarão (ES).
Desenvolvimento em Goiás
Com investimentos de R$ 90 milhões, financiados pelo BNDES e FCO (via Banco do Brasil), e previsão de geração de 250 empregos diretos e indiretos, a unidade já está operando desde março de 2015.
Presente no evento de inauguração oficial, o presidente da Faeg, José Mario Schreiner, discursou que atualmente Goiás se destaca do restante do país “ao criar um ambiente propício para o salto de Goiás nacional e internacionalmente”. “As ações ousadas e corajosas implantadas pelo governador Marconi Perillo são a razão pela qual o potencial agropecuário e do agronegócio estão alavancando o país da crise”, atestou.
Marconi aproveitou a consideração de Schreiner para salientar que Goiás vive momento “diferenciado em relação ao Brasil” e informou à plateia que esta semana firmou Protocolo de Intenções com mais sete empreendimentos industriais, que vão investir R$ 389 milhões e gerar cerca de 8 mil empregos.
“Esse projeto da Caramuru ajuda a consolidar a política de biodiesel no Brasil. E o mais importante é que essa fábrica será dobrada nos próximos anos. Isso acontece não porque as coisas caem do céu. Acontece quando há determinação, ousadia, vontade em fazer acontecer, planejamento estratégico, criatividade, vontade de vencer, que é o que não falta ao grupo Caramuru, e felizmente é o que não falta também a nós do governo de Goiás ao longo desses últimos quatro mandatos”, declarou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: