HOME > Geral

Governador faz nova tentativa para retomada das obras da transposição

O governador Camilo Santana está hoje (13), em Brasília para tentar mais uma vez, a retomada das obras da transposição do São Francisco. Juntamente com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho e os governadores do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, Camilo Santana se reúne com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, para tratar da retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que estão paradas em função de questionamentos na justiça 

O governador Camilo Santana está hoje (13), em Brasília para tentar mais uma vez, a retomada das obras da transposição do São Francisco. Juntamente com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho e os governadores do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, Camilo Santana se reúne com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, para tratar da retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que estão paradas em função de questionamentos na justiça  (Foto: Fatima 247)
Fatima 247 avatar
Conteúdo postado por:

Ceará 247 - O governador Camilo Santana está hoje (13), em Brasília para tentar mais uma vez, a retomada das obras da transposição do São Francisco. Juntamente com os governadores do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, Pernambuco, Paulo Câmara e Paraíba, Ricardo Coutinho, além do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho e da Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, Camilo Santana se reúne com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia.

A reunião tem como objetivo tratar da retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que estão paradas em função de questionamentos jurídicos sobre o resultado da última licitação. A reunião está marcada para as 14 h, no STF.

O Trecho Norte é o único que ainda não foi concluído no projeto de transposição do Rio São Francisco e viabiliza a chegada das águas até o Ceará. São 146 quilômetros de canais entre as cidades de Cabrobó (PE) e Jati (CE). 

As obras, que já vinham em ritmo muito lento, foram paralisadas há mais de um ano, quando a Construtora Mendes Júnior, responsável pelo trecho, finalmente informou que não teria condições financeiras para continuar os trabalhos.

Uma nova licitação foi realizada no final do ano passado, tendo sido anunciada como vencedor o o consórcio Emsa-Siton, terceiro colocado. Os dois primeiros colocados, os consórcios Passarelli, Construcap -PB Engenharia e Marquise - Ivaí Engenharia - EIT, que apresentaram melhores propostas financeiras, foram desabilitados por não atender os critérios técnicos e entraram na justiça para barrar o processo.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...