Governador lança o Plano Estratégico Ceará 2050

O governador Camilo Santana comandou hoje pela manhã, no Centro de Eventos do Ceará, a solenidade de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. Em seu discurso, o governador destacou a importância de se planejar o desenvolvimento a longo prazo e destacou ainda o caráter participativo da elaboração desse plano. Para o governador é muito importante que "todos os cearenses possam contribuir, possam colaborar nesse projeto, para pensar o futuro o Ceará" 

O governador Camilo Santana comandou hoje pela manhã, no Centro de Eventos do Ceará, a solenidade de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. Em seu discurso, o governador destacou a importância de se planejar o desenvolvimento a longo prazo e destacou ainda o caráter participativo da elaboração desse plano. Para o governador é muito importante que "todos os cearenses possam contribuir, possam colaborar nesse projeto, para pensar o futuro o Ceará" 
O governador Camilo Santana comandou hoje pela manhã, no Centro de Eventos do Ceará, a solenidade de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. Em seu discurso, o governador destacou a importância de se planejar o desenvolvimento a longo prazo e destacou ainda o caráter participativo da elaboração desse plano. Para o governador é muito importante que "todos os cearenses possam contribuir, possam colaborar nesse projeto, para pensar o futuro o Ceará"  (Foto: Fatima 247)

Ceará 247 - O governador Camilo Santana comandou hoje pela manhã, no Centro de Eventos do Ceará, a solenidade de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades e representantes da sociedade civil organizada, além de uma plateia lotada, com cerca de quatro de mil pessoas.

Em seu discurso, o governador destacou a importância de se planejar o desenvolvimento a longo prazo, rompendo com a cultura do planejamento de curto prazo, para a superação das dificuldades. Para o governador, esse deverá ser o maior legado do seu governo, para as próximas gerações. “O Brasil perdeu a cultura de planejar a médio e longo prazo. A ideia do Ceará 2050 é recuperar essa rotina de discutir e debater as ações para a nossa sociedade. Pensar qual o Ceará que nós queremos para o futuro, independentemente de governo. Este é um projeto de Estado. Ele precisa ser discutido com todos. Vamos envolver todos os setores, produtivos, sociais e políticos”, afirmou o governador Camilo Santana.

Camilo destacou ainda o caráter participativo do plano."Não tem plano, não tem pacto, não há perspectiva de futuro se não tiver a participação das pessoas. Isso é o mais importante. É ouvir a pessoas que estão sofrendo o problema lá sua rua, no seu bairro, na sua cidade. E a metodologia que a Universidade Federal do Ceará vai traçar é exatamente para possibilitar que todos os cearenses possam contribuir, possam colaborar nesse projeto, para pensar o futuro o Ceará". 

O objetivo do Plano Estratégico Ceará 2050 é traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas. A elaboração do plano será coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com outros centros de ensino e pesquisa regionais, nacionais e internacionais. A estratégia faz parte do eixo Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto "Os 7 Cearás", que norteia o programa de governo de Camilo Santana. O plano deverá ser construído de forma participativa, pelos próximos 15 meses, envolvendo todos os atores sociais.

Após o lançamento do Ceará 2050, o Governo do Ceará e a Universidade Federal do Ceará vão constituir uma equipe técnica para gerenciar as várias fases do projeto. Essa equipe receberá relatórios mensais de monitoramento do processo para a gestão do projeto.

Num primeiro momento, será feito um diagnóstico sobre o Ceará nas dimensões Social, Econômica, Ambiental, Territorial e de Governaça do Estado – incluindo uma retrospectiva das estratégias e resultados alçados pelo Ceará nas últimas três décadas.

Com base em pesquisas, debates com a sociedade civil e análises de experiências bem sucedidas na região, no Brasil ou em outros países, começarão a ser esboçados cenários de desenvolvimento para o Estado nos próximos 30 anos.

Esse esforço de planejamento será progressivamente realimentado com a intenção de priorizar estratégias ao longo de 15 meses, resultando na consolidação de um amplo estudo que estará à disposição da sociedade cearense e dos gestores públicos.

A população cearense será estimulada a participar da construção do Plano Ceará 2050, durante consultas públicas nas 14 microrregiões do Estado. Ao final, será possível consolidar uma da análise retrospectiva e uma visão de futuro, com objetivos e metas de curto, médio e longo prazos que apontem uma “carteira de projetos estratégicos” para as próximas décadas.

Confira o vídeo da solenidade de lançamento do Plano Ceará 2050

 

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247