Governo apoia construção de usina em Cristal
Prefeita Fábia Richter anunciou a aquisição de 60 hectares no município para a instalação de uma Usina de Biodiesel; empreendimento da Vinema deve ser instalado no mês de março
Governo do Estado - Em reunião da Câmara Setorial de Agroenergia, na tarde desta segunda-feira (16), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), a prefeita de Crsital, Fábia Richter, anunciou a aquisição de 60 hectares no município para a instalação de uma Usina de Biodiesel. A construção, conforme o representante da Vinema, empresa que tem projeto para a instalação de seis usinas na Metade Sul, informou que o empreendimento deve estar instalado no mês de março.
Ainda no encontro, que reuniu representantes de 40 entidades, foi discutido o projeto do Governo do Estado que cria o "Mais Etanol". De acordo com o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, é importante a discussão em torno da exploração de fontes alternativas de energia, que podem representar desenvolvimento econômico e social para o Estado.
O secretário adjunto, Claudio Fioreze, disse que o governo, numa ação articulada entre a Seapa, AGDI, Gabinete do Vice-Governador e outras secretarias, é parceiro da instalação de novas usina, uma vez que oferece mais alternativas aos agricultores. "Diversifica nossa matriz produtiva, melhora a relação com outras cadeias, como a dos animais, além de reduzir a dependência externa que temos de Etanol".
O programa irá incentivar a produção das matérias-primas amiláceas necessárias (sorgo, arroz AB, batata, triticale e outras). A primeira usiana deve produzir 110.000.000 de litros/ano de etanol, além de 60.000.000 de kg de farelo concentrado para ração animal, 20 MW/h de energia elétrica, CO2 e outros coprodutos.
Texto: Marcos Pérez
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: