TV 247 logo
      HOME > Geral

      Governo apresentará relatório sobre apagão

      O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai se reunir na próxima segunda-feira (2) com todos os agentes do setor para elaborar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre o blecaute que atingiu os estados do Nordeste na tarde de quarta-feira (28); o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recomendou que a Aneel faça uma "rigorosa fiscalização" sobre a ocorrência; interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí

      O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai se reunir na próxima segunda-feira (2) com todos os agentes do setor para elaborar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre o blecaute que atingiu os estados do Nordeste na tarde de quarta-feira (28); o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recomendou que a Aneel faça uma "rigorosa fiscalização" sobre a ocorrência; interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí (Foto: Romulo Faro)
      Romulo Faro avatar
      Conteúdo postado por:

      Sabrina Craide
      Repórter da Agência Brasil

      Brasília - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai se reunir na próxima segunda-feira (2) com todos os agentes do setor para elaborar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre o blecaute que atingiu os estados do Nordeste na tarde de quarta-feira (28). O documento, que deve analisar as causas e apontar os responsáveis pelo episódio, será entregue à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

      Após reunião do CMSE na manhã de quinta (29), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto), recomendou que a Aneel faça uma rigorosa fiscalização sobre a ocorrência. Além do ministro Lobão, participaram do encontro o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino; o diretor-presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco de Almeida; o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto e, por videoconferência, do Rio de Janeiro, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, e o diretor de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Carlos de Miranda Farias. Representantes das empresas responsáveis pelas instalações e equipamentos envolvidos no desligamento também participaram do encontro.

      A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local foram identificados focos de queimadas. Segundo o ONS, o sistema de segurança atuou isolando a região Nordeste do resto do país às 15h. A recomposição do sistema foi imediatamente acionada e, por volta das 17h30, todas as capitais da região estavam sendo abastecidas.

      Edição: Fábio Massalli

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: