Governo de Minas já deu início a construção de oito unidades prisionais
Serão investidos pelo menos R$44 milhões de reais para viabilizar a política prisional no estado; Porém, o investimento poderá ser ainda maior; Nos seis primeiros meses de 2015, o governo mineiro já havia liberado mais de 500 vagas no sistema prisional e 251 novas vagas em centros de reintegração social das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac’s)
Pautando Minas - O governo Fernando Pimentel (PT) mesmo enfrentando pesado déficit nas contas públicas, anunciou há algumas semanas a construção de oito unidades prisionais no estado, a fim de atacar o déficit prisional que tanto assola o estado.
Serão investidos, com isso, pelo menos R$44 milhões de reais para viabilizar tal política. Porém, o investimento poderá ser ainda maior. Nos seis primeiros meses de 2015, o governo mineiro já havia liberado mais de 500 vagas no sistema prisional e 251 novas vagas em centros de reintegração social das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac’s).
Em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, para se ter uma ideia, a Apac ainda receberá uma Uaitec (Universidade Aberta Integrada), onde os detentos poderão usufruir de computadores ligados à uma rede do governo, ofertando cursos profissionalizantes e de graduação e pós-graduação. Este projeto é pioneiro no Brasil e os detentos participaram da construção da universidade dentro do local onde cumprem pena.
Governo colocará mais 1,1 mil policiais nas ruas
Além do investimento no sistema prisional, o governo ainda colocará pelo menos 1,1 mil policiais civis nas ruas, sendo que 600 que trabalhavam em áreas administrativas dentro da corporação, passarão a integrar equipes de investigação de crimes.
Foi lançado, também, edital para contratação de 1,4 mil soldados da Polícia Militar por meio de concurso público. A expectativa, segundo a administração Pimentel, é que até fevereiro de 2017 os mesmos estejam nas ruas. A ideia é chegar até o fim do mandato com pelo menos 50 mil policiais fazendo a segurança pública mineira.
O governo petista abriu também 500 vagas para o Corpo de Bombeiros, que será preenchido, também, por meio de concurso. O efetivo atualmente conta com 6,2 mil pessoas. Já foram inaugurados nos últimos seis meses, inclusive, novos comandos dos Bombeiros em Governador Valadares, Montes Claros e Juiz de Fora.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: