Governo de Minas lança o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de BH

A Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), lançou o Plano de Mobilidade da RMBH; o lançamento aconteceu durante a abertura da VI Conferência Metropolitana, no auditório da faculdade de Engenharia da UFMG, em Belo Horizonte; de acordo com o secretário de Cidades e Integração Regional, Carlos Moura Murta, a ideia é que plano incorpore soluções para os problemas de mobilidade referentes à integração das 34 cidades da RMBH

Crédito: Carlos Alberto / CBMM- MG Local: Escola de Engenharia da UFMG Data: 21-11-2017 Assunto: Conferência Metropolitana RMBH
Crédito: Carlos Alberto / CBMM- MG Local: Escola de Engenharia da UFMG Data: 21-11-2017 Assunto: Conferência Metropolitana RMBH (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Minas 247 - A Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), lançou, nesta terça-feira (21), o Plano de Mobilidade da RMBH. O lançamento aconteceu durante a abertura da VI Conferência Metropolitana, no auditório da faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

De acordo com o secretário de Cidades e Integração Regional, Carlos Moura Murta, a ideia é que plano incorpore soluções para os problemas de mobilidade referentes à integração das 34 cidades da RMBH. "Desenvolver o estado de maneira sustentável e integrada é de suma importância. A conferência vem para mostrar aos municípios a importância desta integração. Estamos fazendo estudo e reuniões com os prefeitos para buscar soluções para o desenvolvimento pensando no coletivo, tendo a mobilidade como um dos pilares", ressaltou o secretário.

O governo informou que o plano começou a ser desenvolvido em 2016 por uma empresa licitada e foi entregue ao executivo mineiro, que tem 14 meses para concluí-lo. A empresa contratada realizou o levantamento e análise dos planos e projetos existentes de mobilidade e logística urbana, avaliou os sistemas viários (metroviário, rodoviário e cicloviário) e suas conexões e propôs alternativas para o transporte coletivo.

A partir de agora, o estado vai dar prosseguimento ao desenvolvimento de plano, tendo a participação colaborativa como uma das premissas. Por meio de pesquisas, reuniões públicas, redes sociais e canais participativos a população poderá participar e dar sua contribuição. 

O Plano de Mobilidade da RMBH ainda vai ser debatido durante o segundo dia da Conferência Metropolitana, nesta quarta-feira (22/11), onde será apresentado em detalhes. Para mais informações, acesse www.agenciarmbh.mg.gov.br/mobilidade-rmbh.

Amplo debate

A VI Conferência Metropolitana também vai discutir outros importantes temas, como o escassez dos recursos hídricos e a Nova Agenda Urbana, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro do passado. Outros temas de destaque são a Trama Verde-Azul, a Agricultura na RMBH, os Instrumentos de Ordenação Territorial e a Habitação de Interesse Social.

"Vamos discutir como podemos melhorar a nossa vida na RMBH. Não é só debater o espaço, mas também nossas vidas. Podemos aprimorar e melhorar as questões de relacionamento e consolidar a integração metropolitana. Vamos continuar o desenvolvimento sem deixar ninguém de fora e construir um futuro promissor", destacou a diretora-geral da ARMBH, Flávia Mourão.

Mais informações sobre a conferência, inclusive a programação, estão disponíveis em www.agenciarmbh.mg.gov.br/vi-conferencia-metropolitana-da-rmbh.

*Com assessoria

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247