Governo divulga resultados da aprendizagem na alfabetização e no 5º ano

Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de mais de 4 mil escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino

Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de mais de 4 mil escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino
Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de mais de 4 mil escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino (Foto: Renata Paiva)

Ceará 247 - A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Educação do Estado, Maurício Holanda, apresentam nesta segunda-feira, 29, às 8h30, no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, os resultados de 2014 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de mais de 4 mil escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.

No próximo mês de agosto, haverá a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, quando serão apresentados pelo governador Camilo Santana o novo desenho e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) para o ciclo 2015 – 2018, que terá como referência a trajetória e os resultados conquistados ao longo dos oito anos de realização do programa.  A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas  de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

Sobre o Paic

Uma das ações colocadas em prática pela administração estadual, a partir de 2007, é o Programa Alfabetização na Idade Certa que tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Em 2011, o Governo expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos. O Paic contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247