HOME > Geral

Governo do Estado emite alerta de epidemia sobre doença misteriosa

O governo do Estado emitiu nesta tarde um 'alerta epidemiológico' sobre a doença misteriosa que deixa a urina de pacientes preta e provoca dor muscular intensa; a Sesab notificou nove casos suspeitos em pessoas de três famílias diferentes; os pacientes apresentavam "fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido por dores musculares intensas nos braços, dorsos, coxas e panturrilhas"; "Trabalhamos com duas linhas de investigação: uma é a questão de um vírus. Outra possibilidade que estamos abrindo, especialmente mais recentemente, nas últimas 24 horas, é uma investigação mais detalhada desses casos, todos eles têm exposição recente a peixe, diz o infectologista Antônio Bandeira (foto)

O governo do Estado emitiu nesta tarde um 'alerta epidemiológico' sobre a doença misteriosa que deixa a urina de pacientes preta e provoca dor muscular intensa; a Sesab notificou nove casos suspeitos em pessoas de três famílias diferentes; os pacientes apresentavam "fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido por dores musculares intensas nos braços, dorsos, coxas e panturrilhas"; "Trabalhamos com duas linhas de investigação: uma é a questão de um vírus. Outra possibilidade que estamos abrindo, especialmente mais recentemente, nas últimas 24 horas, é uma investigação mais detalhada desses casos, todos eles têm exposição recente a peixe, diz o infectologista Antônio Bandeira (foto) (Foto: Romulo Faro)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - Por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), o governo do Estado emitiu nesta tarde um 'alerta epidemiológico' sobre a doença misteriosa que deixa a urina de pacientes preta e provoca dor muscular intensa. O alerta orienta os profissionais a tratar da doença, que é apontada como uma 'possível variante de mialgia epidêmica', a 'Doença de Bornholm'.

A Sesab notificou nove casos suspeitos em pessoas de três famílias diferentes. Os pacientes apresentavam "fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido por dores musculares intensas nos braços, dorsos, coxas e panturrilhas".

Na recomendação, a Sesab apresenta o que é a doença, suas características, inclusive com a forma de transmissão, que é por meio fecal-oral, ou por "pessoa-pessoa, através de gotículas ou objetos contaminados".

A recomendação é que as unidades de saúde notifiquem os casos que apresentem os sintomas e que busquem os últimos pacientes que tinham quadro clínico compatível com o descrito. A Doença de Bornholm não possui tratamento específico. A recomendação é realizar exames, analisar a cor da urina e lesões nos tecidos musculares. É contraindicado o caso de anti-inflamatórios e ácido acetil salicílico (AAS) no caso de lesões nos tecidos.

A prevenção abrange cuidados com higiene dos objetos, lavagens das mãos e com os infectados, que não devem circular em ambientes públicos e fechados.

Vítimas de doença misteriosa em Salvador ingeriram dois tipos de peixe

Olho de Boi e Badejo. Esses foram os principais tipos de peixe consumidos pelos pacientes que sofreram da doença misteriosa — que causa fortes dores musculares e urina preta, em Salvador. A informação é do infectologista Antônio Bandeira, que detectou a enfermidade e tem acompanhado os casos. De acordo com o especialista, até a manhã desta sexta-feira (16), 12 pessoas com os sintomas haviam sido atendidas.

Apesar do detalhe, ainda não há confirmação da relação entre a doença e os peixes.

"[Trabalhamos com] duas linhas de investigação: uma é a questão de um vírus. Outra possibilidade que estamos abrindo, especialmente mais recentemente, nas últimas 24 horas, é uma investigação mais detalhada desses casos, todos eles têm exposição recente a peixe. A gente sabe que existe uma síndrome muito parecida com essa que tem sido descrita no [estado do] Amazonas, em peixes de água doce, mas os pacientes nossos todos comeram peixes de água salgada, 'olho de boi', 'badejo', foram os principais", disse em entrevista à TV Bahia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: