TV 247 logo
      HOME > Geral

      Governo e Fifa afinam discurso e selam paz

      Quase em coro, ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmam que não há motivo para dúvidas sobre a conclusão das obras da Copa do Mundo, durante coletiva de imprensa concedida na sede da entidade, no Rio

      Governo e Fifa afinam discurso e selam paz (Foto: Guto Maia/Folhapress)

      Stephania Mello_247 - Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta (30), na sede da entidade na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o Comitê Olímpico Local (COL) selaram a paz nos conflitos que geraram crise entre o governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol em 2012, acerca da organização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O pivô da crise foi a malfadada frase de Valcke dizendo que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" para que o andamento das ações planejadas fossem cumpridas.

      Além de anunciarem o calendário dos jogos da Copa das Confederações, que vão acontecer em seis sedes (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o ex-jogador Bebeto, do COL e Valcke, demonstraram que afinaram o discurso. Rebelo fez questão deixar isso claro, para dirimir qualquer tipo de especulação em torno da conclusão das obras dos estádios e da conclusão do cronograma de planejamento para as  duas competições, a Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo, em 2014.

      “O anúncio da tabela da Copa das Confederações é um êxito coletivo que vamos confirmar em novembro”, afirmou o ministro. Segundo Rebelo, não há porque manifestar dúvidas sobre a realização da Copa das Confederações em seis sedes. “Para a Copa das Confederações, o prazo de entrega é em torno do fim de 2012. Nós estamos fazendo um esforço para integrar o controle e o acompanhamento. Tenho confiança na conclusão dessas obras”, reafirmou.

      Valcke, assertivamente, concordou com a postura do ministro. “O ministro foi muito claro. Existe um cronograma, a necessidade de cumprir esse cronograma e as cidades vão respeitá-lo”, disse.

      O secretário-geral ainda falou da vocação local da competição, que deverá receber menos turistas que o Mundial e ser voltada mais ao torcedor brasileiro. “O preço dos ingressos será mais barato do que os do Mundial, com jogos mais voltados para o brasileiro. Na Copa, teremos mais turistas estrangeiros”, comentou Valcke.

      Marketing

      A FIFA fez anúncios nas áreas de marketing e licenciamento, antes de falar da tabela de jogos e cidades-sede. Entre os patrocinadores estará um curso de inglês como apoiador local do evento que proporcionará cursos da língua à população de baixa renda e selecionará voluntários para o Mundial.

      O ministro falou ainda sobre a possibilidade da participação de voluntários de outros países da América do Sul para buscar alternativas para a barreira da língua. "A questão do idioma devemos procurar resolver também no voluntariado, atraindo pessoas dos nossos vizinhos da América do Sul, da Guiana, onde temos o inglês, da Guiana Francesa, onde temos o francês, e jovens também que possam nos ajudar em outras línguas", defendeu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: