Governo entrega veículos para combate ao Aedes

No Dia Estadual de Combate e Prevenção à Microcefalia, 18 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará, no pátio do Centro Administrativo, a solenidade alusiva à data, com a entrega de veículos e equipamentos de combate ao Aedes aegypti e divulgação de boletim epidemiológico da doença no estado; serão entregues quatro veículos equipados com bombas fumacê e 28 bombas costais motorizadas; os quatro veículos com fumacê foram adquiridos com recursos do Estado, no valor total de R$ 299.970 e serão entregues às regionais

Mosquito Aedes aegypti em laboratório de Cali, na Colômbia. 02/02/2016 REUTERS/Jaime Saldarriaga
Mosquito Aedes aegypti em laboratório de Cali, na Colômbia. 02/02/2016 REUTERS/Jaime Saldarriaga (Foto: Leonardo Lucena)

Por Samara Augusta

No Dia Estadual de Combate e Prevenção à Microcefalia, 18 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará, às 8h30, no pátio do Centro Administrativo, a solenidade alusiva à data, com a entrega de veículos e equipamentos de combate ao Aedes aegypti e divulgação de boletim epidemiológico da doença no estado.

Serão entregues quatro veículos equipados com bombas fumacê e 28 bombas costais motorizadas. Com esses equipamentos, o Governo do Estado intensifica as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e sensibiliza gestores municipais e técnicos sobre o combate ao mosquito.

Os quatro veículos com fumacê foram adquiridos com recursos do Estado, no valor total de R$ 299.970 e serão entregues às regionais. As bombas fumacês costais foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e serão entregues às regionais e à Vigilância Estadual, respectivamente.

A aquisição dos veículos e os demais equipamentos é resultado do plano de ação para 2016 de combate ao mosquito Aedes, que inclui ainda a orientação aos municípios que intensifiquem o monitoramento e fiscalização dos imóveis, atualizando os dados no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia (PNEM).

O Dia de Combate e Prevenção à Microcefalia foi criado a partir da lei nº 148, de autoria da deputada Flora Izabel, passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado e tem o objetivo de conscientizar a população por meio de informações e palestras para o esclarecimento da sociedade e mostrar a necessidade da prevenção dos casos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247