HOME > Geral

Governo estadual e ONU estudam parceria administrativa

Em Nova Iorque, governador conversa com autoridades da ONU para implementação de normas que melhorem a eficiência do executivo, eliminando entraves administrativos e impedimentos oriundos da burocracia

Governo estadual e ONU estudam parceria administrativa (Foto: Divulgação)
Realle Palazzo-Martini avatar
Conteúdo postado por:

Goiás 247_ Na tarde desta sexta-feira, o governador Marconi Perillo se encontrou, na sede da ONU, com o embaixador Heraldo Munhõz, diretor do Bureau para América Latina e Caribe das Nações Unidas e um dos responsáveis pelo levantamento estatístico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD -, de quem ouviu orientações para implementar em Goiás políticas que visem melhorar os índices do Estado nesse levantamento, que é muito importante para o desenvolvimento de ações de investimento.

Heraldo se dispôs a ajudar o governador na implementação de normas que melhorem a eficiência do executivo, eliminando entraves administrativos e impedimentos oriundos da burocracia. Ele disse que já faz um trabalho semelhante junto ao governo de Minas Gerais. Nesse sentido, Marconi pediu empenho do embaixador para que seja instalado um subescritório de representação das Nações Unidas em Goiás, como já existe em outros três estados brasileiros.

Segundo o governador, Heraldo gostou muito do Programa Bolsa Futuro e afirmou que ele é um grande instrumento da melhoria das condições da educação e da tecnologia em Goiás, servindo também para ajudar a melhorar os índices goianos no PNUD.

Marconi encontrou-se também com a embaixadora Maria Luíza Ribeiro Viotti, chefe da representação permanente do Brasil nas Nações Unidas, e pediu a ela ajuda para melhorar a política de combate à violência contra a mulher e de inclusão social em Goiás.

Pediu também apoio para agilizar solicitação da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) junto ao Fundo Fiduciário da ONU, a um custo de 996 mil dólares, com a finalidade de ajudar a melhorar o trabalho de atenção à mulher pelo Governo de Goiás na segurança pública, na saúde e na educação, melhorando as práticas para a efetivação da Lei Maria da Penha no Estado.

Marconi pediu também o empenho dela para desenvolvimento de um projeto que fomente a otimização dos recursos de financiamentos públicos e privados, através do sistema de informações entre organizações dos três setores: 1º, governo; 2º, empresas e entidades; e 3º ONGs.

 

Marconi convida empresários dos EUA a investir em Goiás


Ainda nesta sexta-feira, Perillo participou, no Harvard Club, em Nova Iorque, do Seminário intitulado Nova Fronteira do Brasil – Como Investir em Goiás, um Estado da região Centro-Oeste, organizado pela Câmara de Comércio Brasil Estados Unidos (Amcham). O seminário foi uma oportunidade para que o governador e os representantes da comitiva goiana, composta pelos principais dirigentes das entidades do setor produtivo do Estado, apresentassem aos empresários estadunidenses convidados e que demonstram interesse em diversificar seus investimentos as oportunidades que Goiás oferece.

O seminário foi aberto com intervenções do presidente da Fecomércio, José Evaristo; do Sifaeg, André Luiz Rocha; do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy; do presidente da Fieg, Pedro Alves Filho; do presidente do Sebrae-Go, Marcelo Baiocchi, e da presidente da Acieg, Helenir de Queiroz. Cada um discorreu sobre o que significa cada área dessa dentro do contexto da economia goiana e o que dispõe em termos de perspectiva de investimento. Os empresários dos Estados Unidos fizeram perguntas e aproveitaram também para estreitar os laços com vistas a posteriores contatos.

Palestrante,o embaixador Luiz Felipe Seixas Correia, Cônsul Geral do Brasil em Nova Iorque, disse ser “fantástico testemunhar o crescimento econômico de Goiás nos últimos anos, despontando como uma das fortes economias brasileiras e mundiais, com alvissareiros e destacados números no desenvolvimento do seu potencial de produção”, acrescentando que o Estado tem o condão de promover o desenvolvimento industrial e comercial mantendo suas raízes culturais preservadas, como é o caso da cidade de Goiás, patrimônio da humanidade, das Cavalhadas em várias cidades e das festas religiosas.

Para ele, o desenvolvimento de Goiás impressiona e tem chamado a atenção dos investidores como um pólo de destaque no Centro-Oeste brasileiro. “A presidente Dilma tem ressaltado que o Brasil está crescendo com sustentabilidade, apesar da crise mundial, com impressionantes números do aumento do mercado de trabalho e do consumo interno também”, afirmou Luiz Felipe Seixas, observando que este encontro vai tornar o nome de Goiás forte na memória dos investidores dos Estados Unidos.

O governador Marconi disse que vê em encontros como este a possibilidade de mostrar a novos investidores os grandes avanços vividos por Goiás, especialmente na indústria e no comércio, e de propor a eles um novo e diversificado mercado. “Nos últimos 30 anos migramos da condição de economia primária para uma pirâmide sustentada pela agroindústria e pelos serviços e das grandes oportunidades em função disso”, observou o governador.

Para ele, foi com a chegada de novas indústrias que Goiás cresceu em produção e investimento, aumentando ao mesmo tempo sua capacidade de competitividade com o mundo. E acrescentou: “Venho aqui convidá-los a pensar sobre a oportunidade de investirem em novos negócios em nosso Estado. Se o Brasil é líder na produção econômica na América do Sul, Goiás está na liderança nacional, com um intenso movimento de expansão de sua capacidade produtiva.”

Disse ainda que em todas as atividades econômicas goianas há cadeias de produção e arranjos já organizados de tal forma a permitir expansão e novos investimentos com rentabilidade. “Da parte do governo estadual estamos realizando investimentos em infraestrutura, como a recuperação das estradas, para garantir o presente e respaldar demandas futuras. Goiás está se transformando em um entreposto logístico, consolidando uma plataforma, que garantirá a operação dos modais aéreo, viário e ferroviário numa região estratégica o Brasil,” ressaltou.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...