Governo fará consulta sobre reforma política

Decisão partiu dos conselhos regionais de Desenvolvimento e do próprio governo do Rio Grande do Sul, “sensíveis às manifestações e debates intensos ocorridos recentemente"; Votação de Prioridades vai definir o direcionamento dos recursos estaduais; todo cidadão poderá participar; asssembleias municipais e regionais do Orçamento tiveram a participação de mais de 90 mil pessoas

Governo fará consulta sobre reforma política
Governo fará consulta sobre reforma política (Foto: Claudio Fachel)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Regina Farina, da Secom-RS -  Gaúchos e gaúchas terão nos próximos dias 6 e 7 de agosto a oportunidade de definir quais as prioridades de cada região que irão receber recursos através da Votação de Prioridades - última etapa da elaboração participativa do Orçamento Estadual 2014. Neste ano, as cédulas de votação apresentam uma novidade: a inclusão de consulta sobre a reforma política.

As discussões, que ocorreram em todo Estado, sobre as demandas prioritárias, nas audiências públicas, nas assembleias municipais e nos fóruns regionais resultaram na participação de mais de 90 mil pessoas.

Poderá ser feita em cédulas, que estarão disponíveis nas prefeituras e prédios municipais e estaduais, bem como pela internet. São 600 projetos, aproximadamente, que estarão em votação, de acordo com os debates realizados nas 28 regiões do estado.

As cédulas contêm três campos. O Campo 1 contém até 20 projetos, em que poderão ser escolhidos até quatro. O Campo 2 contém cinco prioridades regionais, no qual poderão ser votadas até duas. O Campo 3 contém perguntas sobre a Reforma Política, item incluído por acordo entre os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e o Governo, sensíveis às manifestações e debates intensos ocorridos recentemente.

Todo o cidadão poderá participar, desde que, portando documento de identificação. Nas urnas, o processo ocorrerá apenas no dia 7, das 7h às 18h. Já pela internet, que acessa automaticamente o título eleitoral, a votação pode ser feita através do site www.participa.rs.gov.br, das 8h do dia 6 até as 23h59min do dia 7.

Orçamento

O Orçamento Estadual é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo governador do Estado à Assembleia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Projeto de Lei Orçamentária Anual.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247