Governo itinerante é retomado pelos municípios de Crateús e Camocim
Diversas ações marcam a retomada do "governo itinerante", com destaque para a assinatura do termo de adesão ao Projeto Primeiro Passo pelos prefeitos da região
O governador Camilo Santana retoma um dos mais interessantes projetos da primeira gestão do ex-governador Cid Gomes - o governo itinerante. A experiência foi cancelada no segundo mandato de Cid, sem maiores explicações. O governador Camilo Santana retoma o projeto sem maiores alardes e destaques. O governo itinerante era uma forma de aproximar os gestores estaduais das lideranças e população em geral, do interior do estado.
Camilo Santana retoma o projeto pelos municípios de Crateús e Camocim. Hoje ele está na região do sertão dos Inhamuns (Crateús) e amanhã, no litoral norte(Camocim).
Secretários de estado e coordenadores de políticas especiais estarão acompanhando o governador. Entretanto, parece ser maior a ênfase nas ações da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, que estará reunindo os prefeitos municipais para assinatura do termo de adesão ao Projeto Primeiro Passo para capacitação de 132 jovens nos dois municípios e na região. Serão qualificados profissionalmente, na linha de ação Jovem Aprendiz, 50 jovens em Crateús e outros 42 em Santa Quitéria. Já em Camocim, serão 40 jovens.
Os novos profissionais farão parte dos 12.000 jovens que a STDS capacitará para o mercado de trabalho ao longo de 2015, só por meio do Primeiro Passo, cujas turmas foram lançadas oficialmente na última terça-feira (26). O Projeto tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.
Além das vagas já garantidas pelo Primeiro Passo, as duas regiões também já têm asseguradas 380 vagas para qualificação profissional de jovens e adultos, por meio do Projeto Criando Oportunidades. Na região do Sertão dos Inhamuns, 260 pessoas serão capacitadas, sendo 40 no município de Crateús. Já no litoral norte, 120 novos profissionais serão qualificados, dos quais 20 em Camocim.
O público prioritário do Criando Oportunidades é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria; pessoas a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.
Além de capacitação juvenil, a STDS vai oferecer, na Tenda da Cidadania, nos dois municípios, serviços de emissão de Carteira de Trabalho pelo Sine/IDT; balcão de informações dos programas Bolsa Família e de cadastro de entidades comunitárias; espaço para cadastramento dos artesãos no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e emissão da Carteira Estadual do Artesão; e informações sobre microempreendedorismo individual.
No município de Camocim, a Unidade Móvel do Empreendedorismo da STDS ministrará Oficina sobre Empreendedorismo, além de prestar informações sobre legalização, benefícios e obrigações do microempreendedor individual; e orientação para aquisição de microcrédito junto aos bancos oficiais
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: