HOME > Geral

Governo reúne especialistas para debater políticas públicas

Seminário "Minas Gerais na Primeira Metade do Século 21: De Onde Viemos, Para Onde Iremos" será realizado no início de junho pelo governo de Fernando Pimentel (PT) e tem como objetivo debater a implantação do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2015-2018 (PMDI) nos próximos quatro anos

Governador Fernando Pimentel e secretários falam sobre o diagnóstico de gestão. 06-04-2015- Palácio Tiradentes Foto: Manoel Marques/imprensa-MG (Foto: Gisele Federicce)

Agência Minas - O Governo do Estado de Minas Gerais promove, nos dias 1 e 2 de junho, no auditório JK, na Cidade Administrativa, o Seminário "Minas Gerais na Primeira Metade do Século 21: De Onde Viemos, Para Onde Iremos". O evento, que tem como objetivo debater a implantação do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2015-2018 (PMDI) nos próximos quatro anos, contará com especialistas em políticas públicas do Governo do Estado e das principais instituições acadêmicas de Minas Gerais, como o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação João Pinheiro (FJP) e PUC Minas.

A abertura do evento ficará a cargo do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães. A programação do primeiro dia inclui ainda dois seminários: "Estado, Desenvolvimento Socioeconômico e Participação", no período da manhã; e "Estado, Desenvolvimento Regional e Planejamento", no período da tarde. No segundo dia, será apresentado o seminário "Dinâmica Demográfica e Indicadores Sociais".

PMDI

Elaborado em 2003, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2015-2018 (PMDI) estabelece estratégias do governo para o desenvolvimento sustentável do Estado no longo prazo. O documento traça as metas para a construção do futuro, numa perspectiva de 20 anos. Em 2007, passou por uma revisão com o objetivo de consolidar os avanços já alcançados e imprimir mais eficácia às ações previstas.

Os principais objetivos do PMDI são: promover o desenvolvimento socioeconômico integrado do Estado; coordenar as ações do governo; incrementar as atividades produtivas; expandir socialmente o mercado consumidor; superar as desigualdades sociais e regionais; aumentar o mercado de trabalho; e desenvolver os municípios com escassas condições de propulsão socioeconômica.