'Grupo de Lula' dará novo perfil a secretariado em SP
Paulo Frateschi, ex-secretário de Comunicação do PT, e Artur Henrique, ex-presidente da CUT seriam nomes indicados pela cúpula petista para preencher vagas abertas na equipe do prefeito Fernando Haddad, em ano de articulações políticas e eleições nacionais
por Eduardo Maretti, da Rede Brasil Atual
São Paulo – As especulações em torno da reforma do secretariado que está sendo articulada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo colocam nomes como os de Paulo Frateschi, ex-secretário de Comunicação do PT, e de Artur Henrique, ex-presidente da CUT, entre prováveis novos secretários.
Além de fortalecer um perfil político com quadros de peso, capazes ao mesmo tempo de fazer a interlocução com movimentos sociais e com lideranças institucionais, e que também transcendam a esfera municipal, a escolha pelos substitutos dos secretários que sairão do governo para disputar as eleições este ano contempla figuras próximas ou indicadas diretamente por um líder que os governantes do PT costumam levar em conta: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É o fortalecimento do grupo do Lula”, diz um vereador da bancada de Haddad.
Alguns dos nomes que estarão à frente de pastas estratégicas do governo de Fernando Haddad a partir do segundo ano de seu mandato terão a missão de dotar essas secretarias de um poder de articulação capaz de enfrentar as previsíveis dificuldades no contexto político especial do ano recém-iniciado. Em 2014 haverá eleições presidenciais e estaduais, Copa do Mundo e muitas manifestações.
Frateschi deve ocupar a secretaria de Relações Governamentais, atualmente chefiada por João Antonio, vereador petista licenciado e recentemente indicado por Haddad para disputar uma vaga de conselheiro aberta no Tribunal de Contas do Município (TCM). Ele já teria participado de reunião com vereadores esta semana, informalmente como novo secretário.
O ex-presidente da CUT (2009-2012) Artur Henrique foi convidado pelo prefeito para assumir a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, no lugar de Eliseu Gabriel, secretário que, como Netinho de Paula, de Promoção da Igualdade Racial, já anunciou que deixará o governo. O sindicalista está discutindo o assunto em conversas internas na CUT e em sua base. Segundo um interlocutor próximo do ex-presidente da central, em uma ou duas semanas deve ocorrer uma definição.
Como já divulgado, Chico Macena migrou da Coordenação das Subprefeituras para a estratégica Secretaria de Governo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: