Grupo para o período chuvoso realiza primeira reunião executiva
Representantes dos órgãos componentes do Grupo Estratégico de Resposta para enfrentamento de problemas causados por chuvas, criado pelo governador Fernando Pimentel, reuniram-se para dar continuidade às ações de resposta em apoio aos municípios atingidos no período chuvoso 2016-2017; naquele período chuvoso, um total de 42 municípios decretou Situação de Emergência e 43 comunicaram a ocorrência de eventos adversos, enquanto no período chuvoso 2016-2017 foram registrados, até o momento, 11 decretos de SE e 17 comunicações, uma redução bastante significativa
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Minas 247 - Representantes dos órgãos componentes do Grupo Estratégico de Resposta para enfrentamento de problemas causados por chuvas, criado pelo governador Fernando Pimentel, reuniram-se nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às ações de resposta em apoio aos municípios atingidos no período chuvoso 2016-2017. Naquele período chuvoso, um total de 42 municípios decretou Situação de Emergência e 43 comunicaram a ocorrência de eventos adversos, enquanto no período chuvoso 2016-2017 foram registrados, até o momento, 11 decretos de SE e 17 comunicações, uma redução bastante significativa.
"O foco deste grupo é fornecer subsídios para que o Estado possa oferecer uma resposta a qualquer evento chuvoso da maneira mais eficiente e rápida possível, e ressaltar a participação dos órgãos envolvidos, cada um na sua área de atuação, " afirmou o coronel.
Esta primeira reunião serviu para apresentar um balanço das chuvas ocorridas até a primeira quinzena de dezembro de 2016, principalmente quanto aos impactos no sistema viário do estado e o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Também foram apresentadas as previsões de chuva para o período entre 22 e 24/12/2016, de modo a antecipar possível atuação do Grupo em caso de chuvas intensas.
Segundo informações do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a previsão é de que as chuvas previstas para o período sejam dentro da normalidade e abaixo da média histórica para o estado. O órgão realiza o monitoramento constante dos volumes de chuva, emitindo alertas para os órgãos de Proteção e Defesa Civil.
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER) também apresentou dados sobre sua atuação até a data de reunião. Foram realizados mais de 100 atendimentos voltados à recuperação de trechos de rodovias, desobstrução de estradas ou à recuperação de pontes, sendo que, no momento, somente dois locais ainda encontram-se em obras.
O coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente coronel Juliano Cançado Dias, apresentou aos membros do Grupo as últimas informações do boletim diário da Cedec/MG, destacando que o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) ou comunicaram a ocorrência de algum evento adverso até o momento é bem menor em relação ao período 2015-2016.
O Grupo Estratégico de Resposta reúne-se semanalmente ou mediante convocação do Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. Participaram ainda da reunião representantes das Secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Transportes e Obras Públicas (Setop), de Governo (Segov), da Secretaria Geral, da Polícia Militar de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, da Copasa e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
*Com assessoria
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: