Haddad vai multiplicar por dez frota de 'superônibus'
Licitação do novo serviço de ônibus de São Paulo prevê o aumento dos ônibus superarticulados, que têm capacidade para transportar 171 pessoas, dos atuais 200 para perto de 2.000; já os miniônibus, com capacidade para 41 passageiros, devem ser reduzidos de 4.000 para só 250; segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), a circulação de coletivos nos grandes corredores exclusivos, que ligam os bairros ao centro, será restrita a superarticulados; a concorrência selecionará empresas para prestar os serviços nos próximos 20 anos
SP 247 - A licitação do novo serviço de ônibus de São Paulo prevê reduzir a quantidade de coletivos pequenos e multiplicar por dez a quantidade de veículos superarticulados –que têm 23 metros de comprimento e capacidade para transportar 171 pessoas.
O novo sistema prevê que os superarticulados saltarão dos atuais 200 para perto de 2.000 –de uma frota total de 15 mil ônibus. Já os miniônibus, com capacidade para 41 passageiros, devem ser reduzidos de 4.000 para só 250.
As diretrizes foram publicadas nesta sexta-feira (3) pela gestão Fernando Haddad (PT), que lançará as regras do edital nos próximos dias. A concorrência selecionará empresas para prestar os serviços nos próximos 20 anos.
Haddad diz que a circulação de coletivos nos grandes corredores exclusivos, que ligam os bairros ao centro, será restrita a superarticulados. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse que isso possibilitará ter menos veículos nas vias exclusivas, mas com maior velocidade e oferta de assentos.
A prefeitura estima que a quantidade de viagens de coletivos deve aumentar 24% (principalmente fora do pico, nos fins de semana e madrugada) e que a oferta de assentos deverá crescer 13%.
As empresas também terão de montar uma CCO (Central de Controle de Operações) para monitorar as partidas de cada ônibus por meio dos GPSs dos veículos para monitorar os intervalos entre eles.
Metade da remuneração das empresas de ônibus será paga de acordo com a quantidade de passageiros transportados. Hoje, 100% dos pagamentos é por esse critério.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: