Heroi do judô troca esporte pela televisão

Medalhista em Atenas, Flvio Canto ser apresentador da Rede Globo

Heroi do judô troca esporte pela televisão
Heroi do judô troca esporte pela televisão (Foto: Divulgação/CBJ)

Medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas, Flávio Canto anunciou a sua aposentadoria neste domingo. O agora ex-judoca fez a revelação ao vivo pela televisão, durante o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. Canto é contratado da emissora carioca e na sexta-feira que vem irá assumir a apresentação do programa Corujão do Esporte, ao qual pretende se dedicar integralmente.

Canto escolheu este domingo para revelar a aposentadoria porque, segundo ele, queria fazer o anúncio junto com o ex-jogador de vôlei Tande, seu amigo e apresentador do Esporte Espetacular. No Corujão do Esporte, o ex-judoca vai ser o substituto exatamente de Tande. Canto já comanda um programa sobre lutas no Sportv.

Aos 36 anos, Flávio Canto deixa os tatames depois de participar de duas Olimpíadas (1996 e 2004), tendo sido medalhista de bronze nos Jogos de Atenas, na categoria até 81 kg. Foram também três medalhas em Jogos Pan-Americanos, uma de cada cor, em Mar del Plata (bronze), Winnipeg (prata) e Santo Domingo (bronze).

Canto teve o "azar" de ser contemporâneo de outros dois grandes judocas brasileiros, da mesma categoria de peso que ele. Não foi à Olimpíada de Pequim, em 2008, porque perdeu a disputa interna contra Tiago Camilo, depois medalhista de bronze na China. Atualmente, tinha como concorrente Leandro Guilheiro, segundo do ranking mundial e já garantido nos Jogos Olímpicos de Londres. Em caso de lesão de Guilheiro, porém, Canto, por ser o 21.º do mundo, teria hoje vaga assegurada na Olimpíada.

Ele larga as competições, mas não o judô. Isso porque Flávio Canto é idealizador e presidente do Instituto Reação, uma ONG voltada para a inclusão social por meio do judô. A entidade, que tem cinco polos no Rio, atende atualmente 1.200 crianças e adolescentes e revelou Rafaela Silva, de apenas 19 anos, atual vice-campeã mundial adulto.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247