Holanda terá clínica particular de eutanásias a partir de março

Associao atender os casos que forem recusados por mdicos que alegarem motivos ticos ou morais. As solicitaes devem ser feitas por pessoas que sofram de uma doena incurvel e que estejam em pleno uso da razo

Holanda terá clínica particular de eutanásias a partir de março
Holanda terá clínica particular de eutanásias a partir de março (Foto: Divulgação)

No próximo dia 1º de março, a Associação para a Morte Voluntária da Holanda inaugurará a primeira clínica particular de eutanásias que atenderá os casos que forem recusados por médicos que alegarem motivos éticos ou morais. A associação calcula que receberá cerca de mil solicitações por ano.

Os idealizadores da clínica esclareceram que as seis equipes com as quais trabalharão “se ajustarão à lei da eutanásia”, vigente na Holanda desde 2002. Tal lei obriga que os doentes que solicitem a eutanásia sofram de uma doença incurável, possuam dor insuportável e que estejam em pleno uso da razão ao pedirem a aplicação do procedimento.

Além disso, as solicitações devem ser analisadas por uma comissão de especialistas independentes. A lei holandesa condena a até 12 anos de prisão os casos de eutanásia nos quais estes requisitos não sejam cumpridos.

A Federação de Médicos holandeses criticou a abertura de uma clínica com estas características, já que considerou que não contará com informações como o histórico médico do paciente.

Segundo informação da Associação, a iniciativa será financiada, no início, com recursos dos membros da própria fundação, mas espera-se que, no futuro, o serviço seja coberto pelo sistema de saúde comum.

Com informações da Agência Efe

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247