Hospital do Subúrbio no Financial Times

Reportagem do jornal britânico se refere à Parceria Público-Privada (PPP) na área de Saúde no Brasil, classificada na publicação como uma ideia "corajosa" para o setor; publicação também destacou entrada do projeto na lista da organização internacional KPMG (Cutting Through Complexity), como um dos projetos mais inovadores do mundo

Hospital do Subúrbio no Financial Times
Hospital do Subúrbio no Financial Times (Foto: Divulgação)

Bahia 247

O Hospital do Subúrbio (HS) ganhou destaque internacional, através do jornal britânico Financial Times, na edição da quarta-feira (1). A reportagem se refere à inovadora Parceria Público-Privada (PPP) na área de Saúde no Brasil, classificada na publicação como uma ideia "corajosa" para o setor. Também foi destaque na publicação a entrada do projeto na lista da organização internacional KPMG (Cutting Through Complexity), como um dos projetos mais inovadores do mundo.

O jornalista Henry Mance elogiou a iniciativa do governador Jaques Wagner e afirmou que o Brasil vai ter que recorrer à iniciativa privada para satisfazer as suas necessidades em outras áreas, como infraestrutura. "Para um político de esquerda no Brasil, poucas políticas são mais corajosas do que a de leiloar o direito de operar um hospital público", afirmou o diário.

A publicação cita também que a unidade, construída pelo governo da Bahia, mas equipada e operada pelo setor privado apoia-se no modelo de experiências similares como o da Espanha, e que o fato de o governador Jaques Wagner, ser do "Partido dos Trabalhadores" e ter lançado a PPP do hospital com um evento na Bolsa de Valores, é "significativo" e representa mudança para a saúde pública. O FT citou ainda que, em outros setores, como infraestrutura, o avanço das PPPs é mais lento, porém, "a demanda pelos serviços será uma lição para futuros projetos".

Inaugurado em 2010, o HS é monitorado por um comitê do qual fazem parte quatro representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e auditores internos. O HS oferece atendimento de urgência e emergência, e dispõe de especialidades em clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, traumato-ortopedia (adulto e pediátrica), unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247