Hospital Infantil de Palmas irá duplicar atendimentos
Com as novas instalações, a unidade hospitalar, que hoje conta com 58 leitos, passará a ter 100 leitos, mais 20 de UTI Pediátrica e seis de cuidados prolongados; de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau), a nova unidade do HIP contará ainda com três salas cirúrgicas, além de ambulatório, pronto-socorro e serviços de tomografia e Raio-X; segundo o diretor do hospital, Giovani Merenda, a partir da implantação da nova estrutura, localizada no Jardim Aureny I, região sul de Palmas, o atendimento será beneficiado à medida que aumentam o número de leitos e de serviços oferecidos pelo hospital
Tocantins 247 - O Hospital Infantil de Palmas (HIP) vai ter nova sede, que possibilitará ampliação da capacidade de atendimento e os serviços oferecidos à população no hospital. O edital de licitação para seleção da empresa que será responsável pelas obras de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul), em Palmas, onde será implantado o HIP, já foi divulgado. Com as novas instalações, a unidade hospitalar, que hoje conta com 58 leitos, passará a ter 100 leitos, mais 20 de UTI Pediátrica e seis de cuidados prolongados.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau), a nova unidade do HIP contará ainda com três salas cirúrgicas, além de ambulatório, pronto-socorro e serviços de tomografia e Raio-X.
Segundo o diretor do Hospital Infantil, Giovanni Merenda, a publicação do edital licitatório é um passo importante para a estruturação do atendimento médico infantil da capital. Atualmente, conforme o gestor, o prédio onde está funcionando a unidade de atendimento hospitalar a crianças é locado e pequeno para a demanda existente. “Este é o grande momento que estávamos esperando. Quando o HIP saiu do Hospital Dona Regina, o intuito inicial era sermos um anexo, mas acabamos nos transformando em uma unidade hospitalar”, relembrou.
Segundo o diretor do HIP, a partir da implantação da nova estrutura, localizada no Jardim Aureny I, região sul de Palmas, o atendimento será beneficiado à medida que aumentam o número de leitos e de serviços oferecidos pelo hospital. “A principal mudança que vamos oferecer para os nossos pacientes é a UTI Pediátrica. Hoje, dentro do Estado, a única UTI Pediátrica que temos é no HGP [Hospital Geral de Palmas] que tem oito leitos e uma grande demanda; e lá na unidade nova, nós teremos 20 leitos de UTI e seis leitos para pacientes de alta permanência”, celebrou.
Para a direção, a estimativa é de melhora tanto para os pacientes quanto aos servidores da unidade hospitalar. “Todas as áreas de atendimento multiprofissional terão seu espaço, conforme preconizado em saúde. Com a nova estrutura teremos auditório, uma área de repouso mais adequada e mais conforto”, frisou Merenda.
No Tocantins, a divisão climática é bastante acentuada, tendo basicamente duas estações definidas pelos períodos de chuva e de estiagem. Ambos os períodos, conforme o diretor do Hospital Infantil de Palmas, trazem consigo males que afetam as crianças de maneiras diferentes e que requerem cuidados especiais. “Nós hoje temos problemas de saúde bem definidos pelo período do ano. Na seca, o que mais afeta as crianças são os problemas respiratórios e no período de chuva, os males de ordem gástrica, como diarreias”, explicou, completando que mesmo com a estrutura reduzida do HIP o atendimento aos pequenos pacientes é realizado a contento.
Criado há quatro anos para ampliar a oferta de atendimentos pediátricos realizados na Capital e, assim, desafogar o Hospital e Maternidade Dona Regina, o HIP se tornou referência em atendimento a crianças tocantinenses e dos estados do entorno, e atende urgência e emergência pediátricas de crianças de zero a 12 anos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: