Ibama anuncia licença de instalação de quatro lotes da Ferrovia Oeste-Leste, entre Ilhéus e Caetité

Anúncio da revalidação das licenças de instalação dos lotes de 1 a 4 (entre Ilhéus e Caetité) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e definição de agenda com a Valec, empresa responsável pela construção da ferrovia, para a liberação dos demais lotes foi feito nesta quinta-feira (8)

Ibama anuncia licença de instalação de quatro lotes da Ferrovia Oeste-Leste, entre Ilhéus e Caetité
Ibama anuncia licença de instalação de quatro lotes da Ferrovia Oeste-Leste, entre Ilhéus e Caetité (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Bahia 247

O presidente do Ibama, Volney Zanardi, anunciou, hoje (8), em Brasília, a revalidação das licenças de instalação dos lotes de 1 a 4 (entre Ilhéus e Caetité) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, e definiu uma agenda com a Valec – empresa responsável pela construção da ferrovia –, para a liberação dos demais lotes. Sobre o Porto Sul, Zanardi informou que até novembro sairá a licença de forma definitiva e sem brechas para questionamentos do Ministério Público.

"O Governo da Bahia recebe com entusiasmo a liberação completa dos quatro primeiros lotes da Fiol. A permissão do Ibama garante o andamento das obras, gerando empregos e assegurando o cronograma de execução. Continuaremos atuando junto à Valec na aceleração do processo de desapropriação da faixa de domínio da ferrovia. Este é um empreendimento crucial para o desenvolvimento da economia baiana", afirmou o secretário da Casa Civil do governo baiano, Rui Costa.

No dia 30 de agosto, segundo o presidente do Ibama, será apresentado relatório técnico referente as audiências públicas já realizadas sobre o Porto Sul, que será discutido em seminário marcado para o dia 14 de setembro. As declarações foram feitas durante audiência hoje na sede do Ibama, solicitada pela comissão parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia sobre a Fiol, e pela bancada federal, com a presença do secretário Estadual dos Portos, Carlos Costa. O secretário Carlos Costa afirmou que a liberação dos lotes da Fiol foi um avanço, e no caso do Porto Sul, espera a licença definitiva até novembro.

A FIOL é um projeto ferroviário que está sendo construído para interligar os centros produtores de minério do interior da Bahia e os produtores de grãos, localizados na região Oeste do Estado, ao Porto de Ilhéus e à Ferrovia Norte-Sul. A FIOL terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email