HOME > Geral

Imagem marcante: abraço de Amorim em Déda foi cheio de constrangimento

Reportagem do Sergipe 247 recebeu diversas mensagens, via email e através das redes sociais, comentando o registro fotográfico do cumprimento entre o governador Marcelo Déda (PT) e o senador Eduardo Amorim (PSC), durante a solenidade de sanção do Proinveste; para editorial do Jornal da Cidade, "Déda foi o grande vencedor da batalha travada com a oposição durante os últimos oito meses"

Imagem marcante: abraço de Amorim em Déda foi cheio de constrangimento

Valter Lima, do Sergipe 247 – Em menos de 24 horas, esta reportagem recebeu, por email e vias redes sociais, uma dezena de comentários sobre a foto do repórter fotográfico Marcos Rodrigues, da Agência Sergipe de Notícias (ASN), que ilustra este texto e que mostra um abraço entre o governador Marcelo Déda (PT) e o senador Eduardo Amorim (PSC). Para além do cumprimento, o que se depreende da imagem é um olhar constrangido do parlamentar de oposição diante do adversário político extremamente emocionado.

“É muito forte”, disse um dos internautas, um jornalista sergipano. “Déda está dando uma lição de humildade que vai desestabilizar Amorim”, ressaltou uma estudante, por email. “Este episódio do Proinveste foi muito negativo para a oposição”, afirmou uma fonte. “A sensação que Amorim passa é de que está envergonhado”, comentou uma amiga. Complementares, as declarações mostram que, diferentemente de outros debates da política, este despertou a atenção de parcela significativa da sociedade.

Na semana passada, esta reportagem presenciou o diálogo entre duas senhoras, em uma clínica de fisioterapia. Dizia uma delas: “o empréstimo para construir o Centro para Pessoas com Deficiência foi aprovado”. Ao que a outra mulher respondeu: “ótimo. Ainda bem que a oposição parou de fazer política com algo tão sério”. Pelo Proinveste, a obra de construção do Centro de Apoio Integral à Pessoa com Deficiência receberá contrapartida do Estado de R$ 4,7 milhões.

É bem verdade que o governador Marcelo Déda, em discurso na solenidade de sanção do Proinveste nesta segunda-feira (13), foi extremamente cordial com seus adversários políticos, destacando a importância deles para a aprovação do programa que renderá a Sergipe R$ 567 milhões em investimentos. E é claro também que sem a oposição, o projeto não teria sido aprovado, já que é ela quem tem maioria na Assembleia Legislativa.

No entanto, não se pode desconsiderar que foi exagerada a forma como esta mesma oposição tensionou o debate. E disse “não” ao projeto em dezembro do ano passado, mesmo depois do governador Marcelo Déda (PT), já em tratamento contra o câncer no estômago, se colocar à disposição para o diálogo, em longa entrevista (mais de duas horas) de rádio, onde explicitou cada ponto do Proinveste.

Ainda assim, neste contexto, vale a máxima “antes tarde do que nunca” ou a declaração do governador à imprensa na segunda-feira de que “melhor demorar oito meses para se aprovar do que não aprovar”. Realmente, procede este entendimento. No entanto, o “oba-oba” que a oposição fez com a aprovação do Proinveste contrasta com a primeira negativa no ano passado. E também contrapõe todas as críticas que Amorim fez ao projeto. E deve ser isto que veio ao pensamento dele ao abraçar o governador no instante do disparo das lentes do fotógrafo.

Na edição desta terça-feira (14), o editorial do Jornal da Cidade, intitulado “Dividendos para Déda”, resume bem esta questão: “o governador Marcelo Déda coroou os esforços pela aprovação do Proinveste com a solenidade de ontem. Ele foi o grande vencedor da batalha travada com a oposição durante os últimos oito meses. Os dividendos ficam com ele...”.