Instituto TIM participa da primeira edição do SP Conecta
Cinco projetos do Academic Working Capital (AWC), programa realizado pelo Instituto TIM, que apoia a criação de produtos e negócios inovadores a partir de trabalhos de conclusão de curso (TCC), irão participar da primeira edição do SP Conecta, evento que tem o objetivo de fortalecer as conexões dentro do ecossistema de startups, ajudando os empreendedores a acelerarem seus negócios e contribuírem para o fortalecimento do setor; um dos projetos é o Staat, da Universidade Federal de São Carlos, que envolve a criação de um espectrofotômetro de baixo custo capaz de realizar análises químicas e matemáticas de objetos
Lucas Bicudo, StartSe - Cinco projetos do Academic Working Capital (AWC), programa realizado pelo Instituto TIM, que apoia a criação de produtos e negócios inovadores a partir de trabalhos de conclusão de curso (TCC), irão participar da primeira edição do SP Conecta, evento que tem o objetivo de fortalecer as conexões dentro do ecossistema de startups, ajudando os empreendedores a acelerarem seus negócios e contribuírem para o fortalecimento do setor.
Em sua segunda edição, o AWC destacou três projetos para participar do SP Conecta:
O Periodiza, também da Universidade Federal de São Carlos, que tem a proposta de oferecer uma ferramenta de periodização de treinos em academias ou coordenados por personal trainers. O projeto proporciona escalabilidade e atendimento individualizado: os usuários terão acesso às informações a fim de elevar a qualidade do treino e receberão atualizações indicadas para cada perfil.
E a Impressora de Metais, da USP e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que é capaz de imprimir joias em prata e ouro de acordo com o desenho feito no computador, sem o uso de processos caros e complicados. Propõe um novo meio de produção, que diminui o tempo de processo, reduz custos e facilita a replicação das peças. As primeiras peças em prata já foram impressas e o próximo passo é recolher impressões de designers sobre a qualidade das joias.
Além deles, outras duas startups da edição de 2015 do programa, o Mvisia e Tech Talk, completam o time para apresentar seus negócios e compartilharem suas experiências e aprendizados com profissionais da área.
A primeira oferece soluções tecnológicas que utilizam visão computacional e inteligência artificial para controlar a qualidade e automação de processos no agronegócio. Entre os produtos da empresa, estão: seletora de mudas de flores, seletora de mudas de eucalipto, separadora de mudas de cana-de-açúcar e calibradora eletrônica de tomates.
E a segunda fornece uma plataforma de atendimento automatizado via telefone com o uso de inteligência artificial, que proporciona um diálogo fluido e mais humano com o cliente. Voltado para pequenos e médios estabelecimentos, também pode ser usado como atendente ativo, realizando ligações para vender produtos ou confirmar presença em eventos. Atualmente, a equipe do Tech Talk está trabalhando na primeira implementação da solução em uma clínica de odontologia. O sistema auxiliará no agendamento e confirmação de consultas.
Os selecionados recebem apoio financeiro e consultoria técnica para a criação do produto e passam por workshops para estruturar seu modelo de negócio e sistema de produção.
“Participar do SP Conecta é uma forma de reconhecer a importância do AWC no desenvolvimento do ecossistema de inovação paulista. Vamos levar o que já acontece dentro do projeto para o encontro, ou seja, trocar experiências e orientar outros iniciantes a criar negócios inovadores e prontos para encarar os desafios do mercado”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: