TV 247 logo
      HOME > Geral

      Investigação na ALE pode durar um ano

      Enquanto os deputados da Assembleia Legislativa de Alagoas intensificam negociações para eleição da nova Mesa Diretora, dois dos afastados por decisão judicial  ingressaram com ação para terem o direito de votar. Eleição que deveria ter ocorrido na última terça-feira (12) foi adiada para a próxima semana.

      Enquanto os deputados da Assembleia Legislativa de Alagoas intensificam negociações para eleição da nova Mesa Diretora, dois dos afastados por decisão judicial  ingressaram com ação para terem o direito de votar. Eleição que deveria ter ocorrido na última terça-feira (12) foi adiada para a próxima semana. (Foto: Voney Malta)
      Voney Malta avatar
      Conteúdo postado por:

      Alagoas247 - Para não comprometer a elaboração da folha de pagamento dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) deste mês, os promotores que investigam as denúncias de desvio de recursos da Casa de Tavares Bastos entregam hoje à Justiça quatro dos 18 computadores apreendidos no último dia 1° de novembro. O tempo necessário para periciar as máquinas e mais milhares de documentos retirados na sede do Poder Legislativo ainda não pode ser previsto.
      Toda a investigação pode chegar a um ano. Antes, porém, os deputados Sérgio Toledo (PDT) e Marcos Barbosa (PPS), respectivos 2º vice-presidente e 3º secretário, querem participar da escolha da nova Mesa. Os parlamentares teriam ingressado na Justiça para terem direito a voto na eleição convocada para a próxima semana. Como se sabe, nenhum dos oito deputados afastados, em consequência de ação civil do Ministério Público, não pode votar ou ser votado.

      Um dos promotores de Justiça que compõem a equipe de 15 promotores debruçada na apuração dos indícios de irregularidades na ALE, José Carlos Castro, explicou que representantes dos servidores procuraram o MP para solicitar a liberação dos computadores, com objetivo de rodar a folha salarial. “Iniciamos o trabalho da perícia nos quatro computadores responsáveis por gerar a folha de pagamento. Nossa preocupação é não atrasar a liberação de salários. Caso haja algum problema nos pagamentos, não será por culpa das investigações”, ressaltou o promotor.

      De acordo com ele, os computadores serão entregues ao Poder Judiciário, para que os servidores possam retirá-los e dar seguimento à elaboração da folha. Segundo o promotor, a data limite para iniciar a feitura da folha salarial sem ameaça de atraso nos pagamentos é dia 15 de cada mês. “Esta foi a data repassada pelos servidores e é com base nela que estamos trabalhando. Amanhã [hoje], quatro computadores serão devolvidos, já que dia 15 é feriado”, confirmou José Carlos Castro, explicando que ainda não podia falar de detalhes das descobertas que as primeiras análises nas máquinas propiciaram.

      Um dia depois de superar as pressões de integrantes da Mesa Diretora afastada pela Justiça e realizar a sessão em que ocorreria as eleições para uma nova administração do Poder Legislativo, a presidente interina da Assembleia Legislativa, Flávia Cavalcante (PMDB), tomou mais uma decisão que contrariou interesses: exonerou todos os assessores ligados ao presidente afastado Fernando Toledo (PSDB), que estavam lotados na Presidência da ALE.

      A iniciativa surpreendeu o presidente afastado, que está de volta a Alagoas após exames médicos realizados em São Paulo. Toledo informou a todos os assessores sobre as exonerações, mas não quis comentar o assunto, nem confirmar a quantidade de seus assessores dispensados.

      As exonerações devem ser publicadas em edição do Diário Oficial do Estado, junto ao edital de convocação para uma nova eleição prevista para ocorrer na próxima terça-feira (19), após os líderes partidários não conseguirem obter os 14 votos necessários para eleger presidente o deputado estadual Jeferson Morais (DEM).

      Com gazetaweb.com

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: