TV 247 logo
      HOME > Geral

      IPTU: Paulo Garcia volta a querer reajuste de 1.000%

      Prefeitura de Goiânia começa a montar nova Planta de Valores e imposto pode aumentar até 1.000%; no ano passado, prefeito tentava aumentar arrecadação e propôs aumento abusivo do IPTU/ITU; sociedade, entidades comerciais e vereadores se mobilizaram e projeto foi derrotado na Câmara Municipal; quase um ano depois, Paulo Garcia retoma discussão e tenta criar reajuste escalonado para diminuir impacto, porém aumento ainda é alto e já assusta goianienses e vereadores

      Prefeitura de Goiânia começa a montar nova Planta de Valores e imposto pode aumentar até 1.000%; no ano passado, prefeito tentava aumentar arrecadação e propôs aumento abusivo do IPTU/ITU; sociedade, entidades comerciais e vereadores se mobilizaram e projeto foi derrotado na Câmara Municipal; quase um ano depois, Paulo Garcia retoma discussão e tenta criar reajuste escalonado para diminuir impacto, porém aumento ainda é alto e já assusta goianienses e vereadores (Foto: José Barbacena)
      José Barbacena avatar
      Conteúdo postado por:

      Goiás 247 - A polêmica do reajuste do IPTU/ITU em Goiânia está de volta. A prefeitura de Goiânia começou a montar uma nova Planta de Valores do município e reportagem do jornal O Popular desta sexta-feira informa que o aumento no imposto pode chegar até a 1.000%. O assunto não é novidade para o goianiense.

      No ano passado, o prefeito Paulo Garcia (PT), pressionado diante das dificuldades financeiras do Paço, tentou reajusta o IPTU. Só que o valor considerado abusivo porque em alguns casos o cidadão sofreria aumento de mais de 1.000%. Entidades comerciais e sociedade civil se mobilizaram fortemente e o projeto de lei foi derrotado na Câmara Municipal. O imposto foi reajustado apenas com o índice inflacionário do ano de 2014.

      O Popular mostra que a prefeitura elabora uma estratégia para evitar a derrota do ano passado. Seria o chamado "gatilho". "Se o valor venal do imóvel sofrer um reajuste de 300%, por exemplo, apenas parte do percentual do aumento seria repassado para o IPTU/ITU no próximo ano e o restante seria aplicado nos anos seguintes de forma escalonada", afirma o jornal.

      Vereadores de oposição e até mesmo a base aliada de Paulo Garcia já se mobilizam diante do retorno da discussão. É consenso entre os vereadores que no debate sobre o IPTU em 2014 a Casa saiu desgastada e quem votou a favor do reajuste abusivo para ajudar o prefeito sofreu ainda mais.

      "A prefeitura precisa aumentar a arrecadação, mas as pessoas não dão conta de pagar mais impostos. Está tudo parando", afirmou o vereador Paulinho Graus (PDT) ao Popular, já se posicionando contra a nova proposta.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: