Iran: corte de comissionados é 'confissão de culpa" de João
“Com esta medida, primeiro, é preciso que a população entenda que há uma confissão de culpa: a Administração Municipal estava inchada, tinha cargos em comissão a mais do que precisava; ou seja, o prefeito agora assume que a máquina municipal pode funcionar com 50% dos cargos comissionados. Era algo que a oposição já vinha denunciando, o excesso de CCs, e cobrando o enxugamento desses cargos”, afirmou o vereador Iran Barbosa (PT); “Segundo, e é importante que a população fique atenta, o que está sendo anunciado como uma medida saneadora da Administração poderá se transformar numa medida de acomodação dos interesses políticos e eleitoreiros para o ano que vem, porque todos estão vendo as movimentações políticas para 2016”, alertou
247 - A Prefeitura de Aracaju anunciou, como medida para conter a crise em suas contas, o corte de 100% dos Cargos de Comissão, a devolução de servidores requisitados e a recontratação imediata de metade dos CCs. O vereador Iran Barbosa (PT) analisou a medida e chamou a atenção, nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Aracaju, para a possibilidade de a iniciativa servir não como uma medida saneadora e de enxugamento da máquina pública, mas de acomodação dos interesses políticos e eleitoreiros às vésperas de ano eleitoral.
“Com esta medida, primeiro, é preciso que a população entenda que há uma confissão de culpa: a Administração Municipal estava inchada, tinha cargos em comissão a mais do que precisava; ou seja, o prefeito agora assume que a máquina municipal pode funcionar com 50% dos cargos comissionados. Era algo que a oposição já vinha denunciando, o excesso de CCs, e cobrando o enxugamento desses cargos”, colocou o parlamentar.
“Segundo, e é importante que a população fique atenta, o que está sendo anunciado como uma medida saneadora da Administração poderá se transformar numa medida de acomodação dos interesses políticos e eleitoreiros para o ano que vem, porque todos estão vendo as movimentações políticas para 2016”, alertou.
CCs só cresceram
Iran Barbosa lembrou que a bancada de oposição, da qual é o líder, vinha denunciando, desde o início da atual gestão, que nas constantes reformas administrativas que o prefeito João Alves Filho encaminhou para a Câmara de Vereadores– foi praticamente uma a cada semestre –, o número de cargos comissionados só crescia.
“E isso com o aval dos parlamentares que dão sustentação ao governo e que agora vêm falar de crise. Mas a crise também foi criada por medidas como essa, aprovada pelos vereadores governistas”, ressaltou, destacando, ainda, que a medida adotada pela Prefeitura não é inédita.
“Já foi adotada, recentemente, pelo Governo do Estado, e o que nós assistimos? Houve de fato as exonerações, mas, nas renomeações, vimos de novo a ampliação dos cargos para além do que foi anunciado”, disse.
Segundo o parlamentar, causa estranheza que, a um ano e três meses do término do seu mandato, o prefeito João Alves resolva fazer um realinhamento dos Cargos em Comissão na administração.
“Vou acompanhar, no Diário Oficial do Município, tanto as exonerações como as recontratações, porque é nesse processo que queremos ver se, de fato, há um compromisso com o enxugamento da máquina pública que nós da oposição vínhamos pedindo a todo momento. É preciso que a população perceba as incoerências deste governo e a forma como a máquina pública é usada, não para beneficiar o povo com a oferta de melhores serviços públicos, mas para atender a interesses eleitorais, partidários e de acomodações políticas de ocasião”, alertou o parlamentar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: