Iris e Nion vão à TV pedir votos para Paulo e Jovair

No primeiro episódio da propaganda eleitoral, candidatos se utilizam do prestígio de eleitores qualificados na Capital; a maioria dos programas teve produção primorosa, com belas imagens e textos bem cuidados; a apresentação de propostas, porém, ficou para os próximos capítulos

Iris e Nion vão à TV pedir votos para Paulo e Jovair
Iris e Nion vão à TV pedir votos para Paulo e Jovair (Foto: Edição/247)

Goiás247_ O horário eleitoral na televisão dedicado aos candidatos a prefeitos começou nesta quarta-feira. Em Goiânia, os postulantes não mostraram nada de muito novo e o destaque ficou para os clipes produzidos com imagens de Goiânia montados em edições cuidadosas. A maioria dos candidatos não apresentou propostas, apenas os conceitos das candidaturas e uma ideia geral dos planos de governo. Figuras históricas da política goiana também apareceram nos programas. Os ex-prefeitos da Capital, Nion Albernaz e Iris Rezende, marcaram presença nas pílulas eleitorais de Jovair Arantes (PTB) e Paulo Garcia (PT) respectivamente.

A candidata Isaura Lemos (PCdoB) abriu seu programa dizendo que tem orgulho de fazer parte de uma geração de mulheres que está mudando a política. Foi apresentada uma pequena biografia da candidata, dando destaque aos tempos em que foi militante política e enfrentou a ditadura militar. O programa de Isaura teve depoimento do esposo da candidata, o ex-vereador Euler Ivo, e mostrou que a candidata foi a idealizadora do Movimento de Luta pela Casa Própria, que beneficiou milhares de famílias carentes da Capital.

Na sequência, veio o programa do candidato Simeyzon (PSC), que também explorou imagens de monumentos e lugares simbólicos de Goiânia. Simeyzon afirmou que a cidade possui muitas qualidades, mas tem muitos problemas e é "preciso cuidar de Goiânia como se fosse uma grande família". O candidato ainda falou de sua vida pessoal: é casado, pai de dois filhos e filho dos apóstolos Sinomar e Elizabeth.

O programa de Jovair Arantes (PTB) começou com imagens bem elaboradas de Goiânia narradas em texto poético. Moradores da Capital também deram depoimentos falando do orgulho de viver na cidade. O ex-prefeito Nion Albernaz fez uma breve exposição das qualidades do candidato Jovair. Na sequência, foram exibidas imagens de problemas de Goiânia atualmente: transporte público, trânsito caótico e insegurança. Pedro Ludovico Neto (parente do fundador da Capital, Pedro Ludovico Teixeira) deu depoimento e disse que a cidade precisa de alguém para enfrentar os problemas e que não tenha medo de contrariar interesses.

Falando de um ponto que mostrava Goiânia ao fundo, Jovair Arantes disse que pretende fazer uma administração descentralizada, tema da proposta de criar 10 Regionais Administrativas.

O PSTU não usou o espaço reservado ao partido.

Já Elias Júnior (PMN) priorizou sua apresentação aos eleitores e falou de seu trabalho no jornalismo comunitário. O deputado estadual falou da família, da história de seu pai e com os olhos marejados disse também que é um bom pai e um bom marido. No início do programa uma criança falou o bordão que Elias usava quando era repórter do Balanço Geral, da TV Recordo: "Eu não tô aqui para passar manteiga no bigode do gato".

Professor Pantaleão (PSol) falou de sua família, de sua história como militante político e pediu a força dos moradores do bairro de Campinas.

Líder nas pesquisas eleitorais publicadas até aqui, o prefeito Paulo Garcia teve um programa que priorizou a explicação do conceito "Cidade Sustentável", que é o mote de sua campanha. Foi exibido um vídeo do programa Cidades Sustentáveis, com ações que deram certo em várias cidades do mundo, como as vizinhas Malmö, na Suécia, e Copenhagem, na Dinamarca.

Na sequência, Paulo Garcia apareceu ao lado do apresentador numa espécie de bate-papo em formato de entrevista numa bancada similar à de um telejornal. O transporte público ganhou destaque e foram mostrados os investimentos que a prefeitura realizou para o setor como ônibus novos, abrigos e reforma dos terminais. Paulo Garcia afirmou que sua administração não é a única culpada pela atual situação crítica do transporte coletivo na Capital.

O prefeito falou também que a prefeitura é parceira do governo federal e do governo estadual na construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Eixo Anhanguera. O programa de Paulo Garcia terminou com ele sentado ao lado de Iris Rezende. "Você vai corresponder à confiança que eu sempre depositei em você", disse Iris.

O programa de José Netho (PPL) fechou o horário eleitoral. Consciente do tempo exíguo que possui, o candidato foi direto: "Nosso tempo é pequeno, mas temos grandes propostas".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247