Iris endurece oposição a Friboi dentro do PMDB
Cristão novo no partido, empresário precisa se fazer conhecido e melhorar os índices nas pesquisas para ter chances de viabilizar candidatura ao governo em 2014; mas acaba de surgir um novo problema, aparentemente arquitetado justamente para jogar areia na farofa de Friboi; partido suspendeu os encontros regionais, eventos que serviam à divulgação do nome do empresário; lideranças partidárias ligadas ao ex-prefeito defendem definição de candidatura só em junho, estratégia mortal para as pretensões do neopeemedebista; atuante no Twitter, Dona Iris manda recado: "Ri melhor quem ri por último"
Goiás 247_ No PMDB goiano todos sabem: Iris Rezende não brinca em serviço. É ele quem manda; pronto e acabou. Iris acaba de mostrar que segue no comando do partido com mãos de ferro e numa retaliação aos avanços de Júnior Friboi para se firmar como nome do partido para 2014, o PMDB cancelou todos os encontros regionais que estavam previstos para o mês de setembro.
A informação está na coluna Giro, de O Popular, desta terça-feira. Uma das notas diz que Iris ficou irritado com o que aconteceu no encontro de sábado passado, em Uruaçu, quando prefeitos do partido manifestaram apoio a Friboi. E teve outro componente.
O empresário saiu ainda mais da defensiva. Afirmou que se for preciso enfrenta Iris Rezende na convenção do partido em junho 2014. Era o que faltava para o grupo de Iris reagir e dar um recado duro ao neopeemedebista. O presidente regional da legenda, deputado Samuel Belchior, diz ao Giro que o partido está fora de foco ao discutir nomes para o pleito de governador.
O cancelamento da agenda de encontros é cai como uma bomba no colo do empresário. Cristão novo no partido e sufocado pelo casal Iris e Dona Iris, Júnior Friboi precisa dos encontros para estreitar os laços com as bases eleitorais, se fazer conhecido da população e, claro, receber manifestações públicas de apoio – como a que aconteceu em Uruaçu.
O grupo de Friboi, que é capitaneado pelos deputados Pedro Chaves e Leandro Vilela, tinha como estratégia popularizar a imagem de Friboi nos encontros e apertar forte nos bastidores para que o pré-candidato do partido fosse escolhido no máximo até dezembro deste ano. Sobraria para Friboi o primeiro semestre inteiro de 2014 para fazer uma espécie de campanha velada.
Mas, quando se trata de Iris Rezende o buraco é bem mais embaixo. O ex-governador e seu grupo, liderado por Samuel Belchior, querem protelar a escolha. Para eles não interessa em nada definir candidato este ano. Iris é conhecido em todo o Estado e deixar a escolha para 2014 só ajuda a cozinhar Friboi e a minar suas perspectivas.
O estouro da crise
A crise interna do PMDB até estava sob controle. Os peemedebistas até conseguiam mascarar o conflito entre Friboi e Iris. A cortina de contenção de desfez quando há duas semanas o empresário disse na imprensa que nas conversas que teve com Iris, o ex-governador nunca lhe disse que seria candidato. “Iris sempre falou que atuaria como um conselheiro”, afirmou Friboi.
Esta declaração irritou o grupo irista e serviu para mostrar que a turma friboista não iria ficar na defensiva. No encontro de Catalão, em agosto, Iris reapareceu em público justamente para dizer que não poderia ficar de fora do processo eleitoral de 2014. Ou seja, está mais vivo do que nunca na disputa.
O recado de Dona Iris
A deputada federal e esposa de Iris gosta de usar o Twitter para despejar suas indiretas. Nesta semana, ela já deu a alfinetada tradicional em Júnior Friboi. Dona Iris não esteve no encontro de Uruaçu e evitou falar do evento nas redes sociais.
Mas, a parlamentar não iria deixar passar em branco a ofensiva de Friboi: “O tempo é senhor da razão”e “Ri melhor,quem rí por último”O PMDB caminhará unido com um candidato que ganhará a eleição para Governador”, escreveu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: