Itapissuma é 10º município mais violento
Os dados fazem parte do Mapa da Violncia 2012, estudo realizado pelo Instituto Sangari com base em informaes do Ministrio da Justia e do Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM), do Ministrio da Sade
Bruna Cavalcanti_PE247 – Os municípios de Itapissuma e Cabo de Santo Agostinho, localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR), estão entre os 30 mais violentos do País. Com uma população de apenas 23.898 habitantes, Itapissuma possui, proporcionalmente, uma taxa de 101,8 mortos para cada 100 mil habitantes e é a 10ª cidade mais violenta do Brasil. Já a cidade de Cabo de Santo Agostinho, com 177.506 habitantes, registra 77,7 assassinatos para cada 100 mil habitantes e aparece na 28ª posição da lista.
O ranking com a lista dos 30 municípios brasileiros mais violentos é referente aos últimos três anos e faz parte do Mapa da Violência 2012. O estudo, divulgado nesta quarta-feira (14), foi realizado pelo Instituto Sangari com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
“Pernambuco forma parte do conjunto de Estados onde o fenômeno da disseminação da violência atuou de forma clara, com marcadas quedas nos grandes centros urbanos e elevação dos níveis em áreas relativamente tranquilas na virada do século. A intensidade das quedas vai diminuindo até os 65 municípios de menor porte, entre cinco e 20 mil habitantes, onde as taxas em realidade cresceram”, aponta o relatório.
De acordo com dados do Mapa, houve nos municípios brasileiros um fenômeno conhecido como interiorização da violência. O relatório apresentado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de Pesquisas do Instituto Sangari, aponta que a criminalidade está migrando para o interior devido ao crescimento da repressão e do reforço na segurança pública e no policiamento nas capitais e regiões metropolitanas. “No período de 2000 a 2010, crescimento de homicídios registrou-se nos municípios de menor tamanho, principalmente na faixa de 20 a 50 mil habitantes, que, antes desse boom, ostentavam taxas relativamente baixas. E não devemos esquecer que municípios com mais de 100 mil habitantes, dinâmicos até o ano 2000, representam 5,8% do total”, concluiu o relatório.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: