JAC Motors oficializa investimento na Bahia

Obras sero iniciadas em 2012 e deve comear a funcionar em maro de 2014. Governo baiano estima que passar a responder por 10% da produo nacional de automveis.

JAC Motors oficializa investimento na Bahia
JAC Motors oficializa investimento na Bahia (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Bahia 247 - A JAC Motors decidiu se antecipar ao governo federal, que elabora um novo regime automotivo para o país, e anunciou oficialmente, nesta quarta-feira pós-feriado (16), a instalação de uma fábrica no Polo de Camaçari, na Bahia. Com a medida, a montadora chinesa espera fugir do aumento da alíquota do IPI, que volta a vigorar no mês de dezembro.

Com o anúncio, o governo baiano já estima crescimento no setor e acredita que o estado irá responder por 10% da produção nacional de automóveis em 2016. Hoje, a Bahia responde por 5,7%, e a vinda da montadora - que deve ser instalada até março de 2014 - representa a consolidação do Estado no mercado automotivo.

Os números oficiais mostram que as exportações baianas no setor alcançaram, em 2010, US$ 545,3 milhões, com um crescimento de 30,9% em relação a 2009, cravando uma participação de 6,1% de todas as exportações do Estado. Segundo o governador Jaques Wagner, os investimentos previstos para o setor nos próximos cinco anos beiram a casa de US$ 2,5 bilhões. "Inclui-se nessa conta a ampliação e instalação de montadoras de automóveis, motocicletas e fabricantes de componentes e autopeças".

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, estima que as vendas e produção no Brasil cresçam dos atuais 3,6 milhões de veículos em 2010 para 4,5 milhões em 2016. "O nosso mercado interno é um grande atrativo". Hoje, o Brasil é o quinto maior mercado global para os fabricantes de automóveis.

'Flexibilização é certa'

Em dezembro deste ano, o Governo Federal deverá anunciar um plano de flexibilização para as montadoras que já se decidiram por investimentos em plantas no país e Habib garantiu que há disposição por parte do governo. A implantação, claro, depende da redução do IPI, muito embora o presidente da JAC Motors tenha evitado falar com detalhes à imprensa. Ainda não há nada assinado, mas ele acredita na palavra do governo.

"Não necessariamente é isenção de impostos, mas vamos ter compensações que são conversadas e eu não posso externalizar. Oferecemos um conforto necessário para que eles pudessem investir aqui. Vamos trabalhar para conseguir um conformo em nível federal. A decisão é da presidente [Dilma Rousseff], não é minha. O que pôde ser feito foi feito pelo Estado", disse Wagner, acrescentando que não tem como passar por cima da presidente.

De acordo com Wagner e Habib, existe um pacote de benefícios semelhantes ao que a Ford teve para se instalar em Camaçari. Boa infraestrutura, comunicação ágil, rapidez no licenciamento, mão-de-obra e incentivos fiscais foram pontos tocados pelo governador para trazer a fábrica para a Bahia.

"O que trouxe a montadora para a Bahia foi o crescimento do Nordeste, a economia baiana, o mercado de Salvador que dobrou nos últimos seis anos. Hoje, já é um dos maiores mercados do Brasil", afirmou Habib.

A fábrica terá capacidade para produzir 100 mil unidades anuais em dois turnos e irá criar 3,5 mil novos empregos diretos e 10 mil postos indiretos. Após a assinatura do protocolo de intenções, o presidente da fábrica no Brasil disse que 95% dos trabalhadores serão da região metropolitana de Salvador. "É bom senso porque vamos dar locomoção aos funcionários". A qualificação da mão-de-obra depende, agora, das prefeituras, chamou atenção o governador Jaques Wagner.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email