TV 247 logo
      HOME > Geral

      Janela partidária cria expectativa nos partidos políticos do Ceará

      A promulgação da emenda da janela partidária, abrindo espaço para que os candidatos às eleições deste ano, com mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda e que deve ser promulgada hoje pelo Congresso Nacional cria expectativas nos partidos políticos. Aqui no Ceará, a maior mudança é no PDT e no Pros - hoje, o deputado Sérgio Aguiar anunciou a mudança de nove deputados estaduais, quatro federais e 68 perfeitos para o partido de Cid Gomes. No PT, também há alguma expectativa

      A promulgação da emenda da janela partidária, abrindo espaço para que os candidatos às eleições deste ano, com mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda e que deve ser promulgada hoje pelo Congresso Nacional cria expectativas nos partidos políticos. Aqui no Ceará, a maior mudança é no PDT e no Pros - hoje, o deputado Sérgio Aguiar anunciou a mudança de nove deputados estaduais, quatro federais e 68 perfeitos para o partido de Cid Gomes. No PT, também há alguma expectativa (Foto: Fatima 247)
      Fatima 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Ceará247 - A promulgação da emenda da janela partidária, abrindo espaço para que os candidatos às eleições deste ano, com mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda e que deve ser promulgada hoje pelo Congresso Nacional cria expectativas nos partidos políticos. Aqui no Ceará, a maior mudança é no PDT e no Pros. Mas, no PT também há alguma expectativa.

      A emenda abre a chamada janela partidária, que permite por um período de 30 dias, após sua promulgação, que detentores de mandato legislativo (deputados e vereadores) mudem de partido sem que haja punição por parte da Justiça Eleitoral e sem prejuízo do mandato.

      PT

      Para o presidente do PT Ceará, Francisco de Assis Diniz, a expectativa é que muito poucos pré-candidatos deixem ou entrem no partido para concorrer às eleições de 2016. "No trabalho que estamos realizando desde o ano passado de preparação para essas eleições não identificamos esse problema. Em geral, nossos filiados tem compromisso forte com o partido e não encaram o PT como sigla de aluguel, como várias que existem no Brasil. Essa prática é um retrocesso na consolidação da democracia, por enfraquecer a organização partidária".

      Segundo o presidente De Assis Diniz, a única dúvida se refere ao deputado federal Odorico Monteiro que tem dito pela imprensa da sua insatisfação com a direção do PT. Em recente entrevista ao jornal Diário do Nordeste o deputado Odorico Monteiro se disse perseguido por setores do partido que não queriam sua candidatura e levantou a possibilidade de se filiar ao Pros, a partir da janela partidária. Hoje, tentamos contato com o deputado Odorico Monteiro, mas não obtivemos resposta.

      O presidente do PT disse que o deputado tem feito movimentações no interior e na capital, conversando com suas bases políticas filiadas ao PT discutindo uma saída em bloco do partido. Mas, o presidente do PT não acredita que Odorico consiga levar muitos filiados com ele, caso saia mesmo do partido. "Experiências anteriores mostram que isso nunca aconteceu. Todas as lideranças que optaram por sair do PT nunca levaram as bases partidárias junto. Apenas um ou outro filiado acompanha. Em geral, aqueles mais próximos, que tem alguma relação de dependência". 

      PDT/Pros

      A mudança temporária nas regras de filiação partidária só traz grandes mudanças no quadro partidário do Ceará no que se refere a Pros e PDT. O Pros foi durante os últimos anos do governo Cid Gomes o partido com mais deputados e prefeituras no Estado, a partir da ida do grupo político dos Ferreira Gomes para o partido. Com a migração do Ciro e Cid Gomes para o PDT, o Pros voltará à sua condição de sigla irrelevante na política cearense. 

      O deputado Sérgio Aguiar anunciou hoje, na Assembleia Legislativa, a transferência de 9 deputados estaduais do Pros para o PDT. Sérgio Aguiar destacou que o PDT passará a ter a maior bancada partidária da Assembleia e afirmou que todos continuarão na base de apoio do governador Camilo Santana e da presidenta Dilma Rousseff.

      Além dos nove parlamentares estaduais, Sérgio Aguiar informou que outros quatro deputados federais e 68 prefeitos cearenses irão acompanhar a mudança, que está sendo encabeçada pelo ex-ministro e ex-governador cearense Cid Gomes.

      Quem deixa o Pros para o PDT:

      Estaduais: Sérgio Aguiar, Antônio Granja, Dr. Sarto, Ivo Gomes, Jeová Mota (atualmente secretário do Esporte), Manoel Duca, Robério Monteiro, Mirian Sobreira (na Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas) e o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque

      Federais: Ariosto Holanda, Antonio Balhman, Leônidas Cristino e Vicente Arruda

       

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: