HOME > Geral

JB faz carreata em Aracaju; Amorim percorre Sertão

Campanha eleitoral em Sergipe começa a ganhar contornos mais definidos; após um primeiro mês de poucas atividades, os principais candidatos a governador - Jackson Barreto (PMDB) e Eduardo Amorim (PSC) - realizaram grandes carreatas no final de semana; o atual governador optou por iniciar este tipo de ação pela capital, percorrendo os principais bairros de Aracaju; já o senador Eduardo Amorim fez a mesma ação nos municípios de Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco

Campanha eleitoral em Sergipe começa a ganhar contornos mais definidos; após um primeiro mês de poucas atividades, os principais candidatos a governador - Jackson Barreto (PMDB) e Eduardo Amorim (PSC) - realizaram grandes carreatas no final de semana; o atual governador optou por iniciar este tipo de ação pela capital, percorrendo os principais bairros de Aracaju; já o senador Eduardo Amorim fez a mesma ação nos municípios de Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco (Foto: Valter Lima)

Sergipe 247 - A campanha eleitoral em Sergipe começa a ganhar contornos mais definidos. Depois de um primeiro mês de poucas atividades, os principais candidatos a governador - Jackson Barreto (PMDB) e Eduardo Amorim (PSC) - realizaram grandes carreatas no final de semana. O atual governador optou por iniciar este tipo de ação pela capital, numa carreata, que percorreu os principais bairros de Aracaju. Já o senador Eduardo Amorim fez a mesma ação nos municípios de Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco.

Abaixo os dois textos produzidos pelas assessorias dos candidatos:

Carreata de Jackson em Aracaju

O bairro que viu a capital sergipana expandir-se além da Colina de Santo Antônio recebeu na manhã deste sábado, 2, a grande carreata da vitória dos candidatos Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. A concentração da coligação “Agora é o Povo” na praça da Igreja de Santo Antônio reuniu militantes e moradores.

Jackson, Belivaldo, o postulante a senador Rogério Carvalho e os demais candidatos do grupo saíram da Colina do Santo Antônio e cruzaram os bairros Santos Dumont, Bugio, Siqueira Campos, América e Castelo Branco.

Na avenida João Ribeiro, o motoboy Roberto Xavier suspendeu a entrega para acompanhar a procissão de veículos. Para ele, Jackson Barreto é o melhor nome para chefiar o executivo estadual. “Jackson é a melhor opção. Sempre votei nele e conheço a seriedade de seu trabalho”, disse.

O aposentado José Marques dos Santos era um dos mais animados na avenida Simão Sobral. Com adesivos do candidato majoritário, ele defendeu sua posição. “Time que está ganhando não se mexe. Jackson continuou o trabalho de Marcelo Déda com disposição. Temos rodovias, hospitais no interior. Temos que continuar com quem trabalha direito”.

“Era tudo esburacado”

No bairro Santos Dumont, Jackson foi recepcionado com alegria. Adesivo no peito e bandeira em punho, Maria do Carmo Vasconcelos recordou que foi na gestão de Jackson na Prefeitura de Aracaju que o bairro foi pavimentado. “Quando chegamos aqui, há mais de 30 anos, era tudo esburacado, éramos esquecidos. Foi ele quem construiu esse bairro, soube entender nossas necessidades. Voto nele pelo trabalho e por gratidão”.

Foi no Santos Dumont que o governador e candidato à reeleição inaugurou a terceira escola de esportes de Sergipe. A escola ‘José Gerivaldo Garcia’ oferece prática esportiva e lazer como instrumento de inclusão social a 400 crianças e adolescentes. O investimento de R$ 1.205.157,06 disponibiliza aulas de futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, boxe, judô, jiu-jítsu, tae-kwon-do, karatê, luta olímpica, kickboxing e muay thai. À noite, a escola atende os familiares dos beneficiados, através de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com uma filha de 12 anos, o pedreiro Rivaldo dos Santos conhece os benefícios da escola de Esportes na comunidade. Ele conta que o rendimento escolar da menina melhorou desde que ela começou a frequentar a unidade. “A escola de esportes é muito importante para gente. Minha filha faz futsal lá e já melhorou na escola e no comportamento em casa. Percebo que ela está mais atenciosa e organizada. Meu voto é de Jackson por tudo que ele faz nos bairros mais pobres”, afirma.

Escola de esportes

Professora do ensino fundamental, Marcela Silva Santos reside no Santos Dumont há 26 anos. Como educadora, ela destaca a importância da inclusão através do esporte em uma comunidade que possui um número alto de jovens e crianças. “A juventude hoje tem facilidade para chegar nas drogas e na violência, a ociosidade pode levar a isso. Com a escola, eles passam a se envolver com projetos educacionais e de promoção da saúde e do esporte. A escola de esportes envolve as famílias desses jovens também e isso tem melhorado muito nossa rotina no bairro. Brevemente, meu filho também estará participando da escola de esportes e é por isso que eu voto em Jackson”.

O bairro da zona norte também sediou o Mutirão de Assistência e Inclusão Social, que disponibiliza serviços públicos nas áreas de saúde, emissão de Carteira de Identidade e de trabalho, além de assuntos relacionados à aposentadoria, marcação de consultas médicas e exames, através do Ipesaúde.

Mendonça Prado

No Bugio, a procissão de carros recebeu o reforço dos candidatos a deputados estadual, Silvio Santos e a federal, Mendonça Prado e Valadares Filho. Na rua Geny Silva, a família da auxiliar administrativa Sônia Batista aguardava a passagem dos líderes da coligação ‘Agora é o Povo’.

“Jackson Barreto fez muita coisa pelo Bugio. Quando viemos morar aqui, era tudo areia, não tínhamos energia, nem rede de esgoto. Foi Jackson quem fez tudo e trouxe dignidade para as famílias do Bugio. Jackson é simples como a gente e é por isso que votamos nele”, disse Sônia.

Já no bairro Costa e Silva, a dona de casa Márcia Alpiano deixou os afazeres domésticos para cumprimentar Jackson e Belivaldo na sacada da casa. Na companhia da família, Márcia pontuou as mudanças em Sergipe com a gestão de Déda e Jackson. Nos últimos sete anos, o governo interiorizou o ensino superior, ampliou a rede hospitalar de saúde e quadriplicou o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Estava cuidando de minha mãe quando ouvi o som da carreata. Corremos para sacada para comprovar nosso candidato a governador. Jackson é a continuidade do projeto de Déda, que foi um dos melhores governadores que tivemos. Toda a minha família vota em Jackson porque conhecemos a sua história e a sua seriedade no trabalho”, relatou Márcia.

A carreata foi encerrada no Castelo Branco. Lá, a servidora aposentada Jedalva Prejuízo aguardava o governador com bandeira em punho. “Sou agente prisional aposentada e sei do compromisso de Jackson com os servidores estaduais. Ele ouve o trabalhador, recebeu os agentes e atendeu nossos pleitos. Além disso, Jackson mora no meu coração porque fez muitas coisas pelo meu bairro”.

Sucesso

No fim da carreata, Jackson reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Sergipe. “Nossa carreata foi um sucesso. Estou muito feliz com a receptividade das pessoas, recebi muitas demonstrações de afeto e de confiança no nosso trabalho. Escolhemos o roteiro da nossa grande carreata a partir da periferia, lugar que eu tenho um carinho muito grande e sei que é recíproco, afinal, minhas gestões são sempre voltadas com um olhar mais especial para esse povo”.

 

Carreata de Eduardo Amorim no Alto Sertão

“Visitar meus amigos sertanejos é muito gratificante. Sempre busquei ouvir e dialogar com cada um de vocês para entender suas maiores necessidades”, disse Eduardo Amorim em diálogo com comerciantes da feira livre e do Mercado Municipal da cidade de Nossa Senhora da Glória, na manhã de sábado, dia 2.

Acompanhado de várias lideranças da coligação, o candidato a governador Eduardo Amorim andou pelas principais ruas da cidade com seu vice, Augusto Franco Neto; João Alves Filho (prefeito de Aracaju); a candidata ao Senado, Maria do Carmo; o ex-prefeito de Glória, Serginho; Anselmo Corrêa, grande liderança local; a vereadora Maraíza e diversos deputados federais e estaduais.

“Essas visitas ao interior do Estado já se tornaram uma prática de Eduardo Amorim em toda sua vida política. Para ele deve existir o boca a boca e o contato com o povo sempre. São atitudes como essa que aguça a minha certeza de estarmos no caminho certo”, disse Augusto Franco Neto em bate-papo no centro da feira.

O aposentado João Pereira, 80 anos, disse que ainda faz questão de votar porque acredita num futuro melhor para o Estado de Sergipe e que aposta sempre no novo, nas novas propostas e ideais. “Se não deu certo, troca”, retrucou ele, que ainda complementou, “votei para Eduardo Amorim para deputado federal, depois para senador e agora para governo. Quem faz seu trabalho correto só cresce, quem não faz, deve deixar para os que fazem”, concluiu o eleitor.

Carreata em Canindé

Já à tarde, Eduardo Amorim e Augusto Franco Neto participaram de carreata no município de Canindé de São Francisco, também organizada pelo senador Kaká Andrade e pelo ex-prefeito da cidade, Orlandinho. O candidato foi recebido de braços abertos pela população canindense, que estava concentrada no bairro Portelinha à espera de toda comitiva.

A carreata percorreu as principais avenidas da cidade – Ananias Fernandes Santos e a João Alves Filho. Centenas de veículos participaram do trajeto que contou com a presença do também ex-governador e empresário Albano Franco e Ricardo Franco Sobrinho. O prefeito por Aracaju, João Alves, e sua esposa e candidata Maria do Carmo, além das diversas personalidades que participaram da visita a Glória, permaneceram para mais esse ato político.

O senador Kaká Andrade aproveitou a ocasião para agradecer a oportunidade de estar representando o povo do Sertão no Senado Federal. “Meu amigo e irmão Eduardo Amorim, muito obrigado por mais essa credibilidade. Agora é a minha vez de projetar e fazer por estes que diariamente clamam por ajuda, por segurança, saúde, enfim, uma vida digna para o sertanejo”. Ele também agradeceu a João Alves Filho e Albano Franco por tudo que fizeram por Canindé em seus governos passados. “Nunca na história política houve uma chapa tão completa e forte como para esse pleito. Tenho orgulho por estar aqui”, afirmou Kaká.