CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

JBS será investigado por escamotear aquisições

Com uma mãozinha do BNDES, o Friboi comprou e arrendou, sem avisar o Cade, 90 plantas frigoríficas no Brasil e no exterior, ampliando nos últimos 4 anos sua participação no mercado de proteínas de 15% para incríveis 40%; o grupo pode ser multado se o órgão de defesa da concorrência avaliar que as operações deveriam ter sido, pelo menos, relatadas

JBS será investigado por escamotear aquisições
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás247_ O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) inicia na próxima quarta-feira, 20, a análise de quase uma centena de aquisições do Grupo JBS que não teriam sido devidamente notificadas ao órgão de defesa da concorrência. Segundo a edição desta sexta-feira, 15, do jornal O Estado de S. Paulo, com a ajuda do BNDES, a empresa da família Batista tornou-se em pouquíssimo tempo a maior fornecedora mundial de proteína animal.

É esse crescimento vertiginoso que será esquadrinhado pelo Cade. Segundo o Estado, estimativas iniciais mostram que a empresa pode ter triplicado de tamanho nos últimos quatro anos, elevando sua participação no mercado de carne bovina de 15% para 40%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Cade vai reunir em um mesmo processo a análise de seis casos de aquisição do JBS, incluindo a polêmica compra do frigorífico Bertin. Além disso, o órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, identificou, entre as operações do grupo, cerca de 70 aquisições e arrendamentos de plantas frigoríficas no Brasil, e outras 20 no exterior, que não foram notificadas. A empresa pode ser multada se o órgão avaliar que as operações deveriam ter sido informada.

Segundo fontes ligadas à empresa, entrevistadas pelo Estado, o JBS entende se tratar de operações de arrendamento, e não de compra, e que, portanto, não haveria necessidade de informar o Cade sobre as movimentações. O JBS Friboi se tornou a maior empresa global de processamento de carnes após a aquisição da Pilgrim's, segunda maior produtora de frango dos Estados Unidos, e da fusão com o Bertin S/A.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com uma ajuda mais que especial do BNDES, a empresa cresceu vertiginosamente no Brasil, arrendando ou comprando dezenas de frigoríficos. Nenhuma das operações passou pela avaliação do Cade. Ainda.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO