João Cândido poderá cumprir nova etapa
Informaes sinalizam a sada do navio Joo Cndido para testes de navegao em alto mar na costa nordestina e possveis complicaes financeiras no Estaleiro do Atlntico Sul; dados no so confirmados pelo EAS ou pelo Porto de Suape
Beatriz Braga _PE247 - Hoje (29) seria um dia cheio para o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), segundo informações divulgadas pelo Jornal do Commercio. Além da saída do navio João Cândido do Porto do Suape para os testes de navegação, marcada para as 9h, uma importante reunião no Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante (FMM) poderia decidir um problema financeiro do Complexo. A assessoria do EAS, no entanto, não confirma nenhuma das informações, que teriam sido repassadas em “off”.
Segundo a reportagem, o EAS teria pedido prorrogação do prazo para o pagamento do empréstimo concedido pelo BNDES, possibilidade que deveria ser discutida na reunião do FMM. O complexo estaria passando por problemas de fluxo de caixa, agravados pela recente saída da empresa Samsung Heavy Industries (SHI), antiga dona de 6% de participação no empreendimento.
A direção do EAS teria, ainda, remetido pedido às autoridades, solicitando suporte na negociação para procrastinar o pagamento do financiamento. O BNDES aprovou empréstimo de R$ 2,6 bilhões para a Transpetro comprar sete petroleiros ao Atlântico Sul e outros R$ 1,3 bilhão direto para o EAS.
Com relação ao João Cândido, a matéria divulgou que a saída do navio teria sido autorizada pela diretoria do Porto de Suape para a prova de mar, que duraria de treze a quinze dias na costa do Nordeste. Procurada pelo PE247, a assessoria do EAS negou a informação, alegando que o navio ainda estaria em teste.
Nem o BNDES, nem os sócios do EAS, as empresas Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, comentaram nenhuma das informações.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: