João Cândido será entregue no dia 25

Aps dois anos de atraso, o petroleiro, enfim, tem uma data de entrega estabelecida; o anncio foi realizado aps reunio entre o governador Eduardo Campos e o presidente da Transpetro, que encomendou a embarcao, Srgio Machado

João Cândido será entregue no dia 25
João Cândido será entregue no dia 25 (Foto: Eudes Santana/Divulgação)

PE247 – Agora é oficial. O petroleiro João Cândido, primeiro construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), será entregue no dia 25 deste mês. A data foi acertada ontem (02) em reunião entre o governador Eduardo Campos e o presidente da Transpetro, Sergio Machado, no Palácio do Campo das Princesas – sede do governo pernambucano. A segunda cerimônia de entrega da embarcação, uma vez que ela foi inaugurada pelo ex-presidente Lula, em 2010, mesmo estando inacabada, deve contar a presença dos quase seis mil funcionários (sendo dois mil terceirizados) que hoje atuam no Estaleiro.

"Nossa prova de mar foi muito bem-sucedida. O João Cândido apresentou bons resultados de velocidade, desempenho e consumo de combustível", afirmou Sergio Machado. Os últimos testes realizados no navio ocorreram no início do mês passado. O petroleiro passou cerca de dez dias no mar antes de receber o aval da direção do EAS e da Transpetro.

O governador Eduardo Campos comemorou o estabelecimento de um prazo para a entrega do João Cândido. "Vamos mostrar ao País o belo navio que o povo de Pernambuco ajudou a construir", disse o governador.

O João Cândido tem 274 metros de comprimento (o equivalente a mais de dois campos de futebol) e tem capacidade de transportar um milhão de barris de petróleo de uma só vez. O navio foi testado entre os dias 31 de março e 07 de abril passados e neste tempo percorreu quase 500 quilômetros.

Conforme o presidente da Transpetro, o segundo navio encomendado pela empresa ao Estaleiro Atlântico Sul, o Zumbi dos Palmares, está em um ritmo satisfatório de construção.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247