João Paulo não acredita mais na vinda de Lula
Principal nome do PT no Recife, João Paulo, já reconhece que a vinda de Lula ao palanque do senador Humberto Costa está cada vez mais distante de acontecer; As razões para isto são "políticas, para evitar atritos ainda maiores com o PSB
Leonardo Lucena_PE247 – Candidato a vice do senador Humberto Costa e principal nome do PT no Recife, João Paulo já reconhece que a vinda de Lula ao palanque do congressista está cada vez mais longe. O deputado federal atribui o fato a estratégias políticas, pois o PSB é um forte aliado dos petistas no Congresso Nacional, mesmo acreditando que a vinda e a consequente participação do ex-presidente nos eventos de campanha ampliaria a possibilidade da sigla de chegar mais tranquilamente no segundo turno nestas eleições.
Na reta final de campanha, o PT resolveu dar uma maior exposição no guia eleitoral tanto a Lula como ao próprio João Paulo. Mas o partido ainda não pode contar com a presença física do ex-presidente e, segundo analistas e mesmo alguns integrantes da legenda, isto tem contribuído para as sucessivas quedas de Humberto Costa nas pesquisas de intenção de voto.
Inicialmente a previsão era a de que o “cacique” petista viesse duas vezes, depois, apenas uma, e, agora, pode ser que não venha. opção de Lula não vir aqui é política. “A opção de Dilma não gravar (para o guia) é uma opção política em função de um tabuleiro nacional”, disse em entrevista. De todo modo, a avaliação do parlamentar contraria a tese de especialistas de que a possível não vinda do principal nome do Partido dos Trabalhadores é um reflexo de que a prioridade é Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).
Apesar de todos os indicativos de que Lula não virá ao Recife, tanto João Paulo como o postulante Humberto Costa acreditam que a participação física do ex-presidente pode ser um diferencial a 16 dias do pleito para conter as quedas do senador nas pesquisas. Lembrando que no último levantamento, feito pelo Instituto Opinião nos dias 15 e 16 deste mês, o petista perdeu o segundo lugar para o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), embora estando tecnicamente empatado com o tucano. Enquanto que o senador apareceu com 18,3%, o parlamentar somou 18,6% do eleitorado.
Porém, mesmo a presença de Lula nas inserções levadas ao guia veiculado pela televisão, foi suficiente para alavancar Costa nas pesquisas. E a própria ala do PT tem consciência deste fato. Prova disso, foi a viagem do senador a São Paulo para participar de um evento em apoio a campanha do petista Fernando Haddad e que teve como pano de fundo mais uma tentativa de convencer o ex-presidente a desembarcar no Recife.
Se a prioridade é São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) ou se Lula não quer passar a imagem de derrotado para o governador socialista Eduardo Campos, João Paulo não deu palpites a respeito, em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco. De acordo com o deputado, a aliança nacional entre PSB e PT é o fator primordial que justifica a conduta do ex-presidente. Mas é bom ressaltar que o líder dos petistas esteve na capital mineira em comício do candidato Patrus Ananias, ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
De todo modo, sem o apoio de Lula, Humberto Costa fica cada vez mais isolado e se vê cada vez mais acossado pelo candidato Daniel Coelho (PSDB) , que hoje já disputa tecnicamente o segundo lugar na preferência do eleitorado. Neste caso, Lula seria a salvação para a permanência do PT no comando da capital pernambucana, onde já está há 12 anos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: