Jovair oferece parceria a Goiás, Vila, Atlético e Goiânia

Candidato do PTB abre diálogo com presidentes de clubes de futebol da Capital com objetivo de usar o esporte como elemento de inserção social para jovens: "Queremos ajudar em projetos sociais, por meio de convênio da prefeitura e com escolinhas de iniciação esportiva"

Jovair oferece parceria a Goiás, Vila, Atlético e Goiânia
Jovair oferece parceria a Goiás, Vila, Atlético e Goiânia (Foto: Marco Monteiro/Divulgação)

Goiás 247 _ Presidentes de três dos quatro principais clubes de futebol do Estado firmaram esta semana compromisso de construir parcerias com o município caso o candidato a prefeito pela coligação Goiânia 24 Horas, Jovair Arantes (PTB), seja eleito. Todos os dirigentes lamentaram o fato de a atual administração nunca ter se esforçado em integrar os clubes nas políticas sociais e esportivas.

"Acho uma iniciativa muito interessante. Bom seria se todos os candidatos adotassem este comportamento", afirmou o presidente do Goiás, João Bosco Luz. "Já executamos parcerias de sucesso com a prefeitura de Aparecida e será bom se pudermos estendê-las para Capital a partir de janeiro. Todos ganharemos: clubes, atletas e a sociedade como um todo", disse o dirigente esmeraldino.

João Bosco Luz reclamou de pessoas que trabalham para "desvalorizar o futebol" e lembrou que, mesmo com pouca estrutura em outros esportes, o clube tem conquistado títulos na natação e bons resultados no futsal. "Quem fez alguma coisa pelo nosso futebol é o governador Marconi Perillo", disse.

O presidente do Vila Nova, Marcos Martinez, lembrou que os clubes precisam de muito incentivo do poder público, em especial da prefeitura, e afirmou que o clube é entusiasta de parcerias que visem tirar os jovens das ruas e do alcance das drogas por meio do esporte. "A prefeitura hoje não ajuda. No campeonato Goiano, todos os times recebem ajuda das prefeituras locais. Nós nunca recebemos".

Martinez ressaltou que o Vila está aberto a parcerias. "Colocamos à disposição do Jovair toda a estrutura para a gente formar jovens, tirar os jovens do alcance droga. Isso é o mais importante, e que o Jovair vai fazer".

O presidente do Goiânia, Arione José de Paula, diz que o clube apoia a candidatura de Jovair "desde criancinha". "Goiânia leva o nome da cidade e nunca recebeu um tostão furado da prefeitura – de qualquer administrador, de qualquer prefeito. Nos sentimos chateados por isso".

Arione afirma que o Goiânia se anima com a possibilidade de abrir as portas para receber meninos oriundos das ruas e que estavam ao alcance das drogas. "Queremos ajudar em projetos sociais, por meio de convênio da prefeitura e com as escolinhas de iniciação esportiva".

José Barbosa da Silva, que representou o presidente do Atlético, Valdivino de Oliveira, lembrou que essa é a primeira vez que um candidato convida os clubes para participar do processo eleitoral e discutir propostas. "Quando era vice-prefeito (na gestão Iris Rezende, de 2005 a 2008), Valdivino tentou avançar nessas parcerias, mas como era só um vice, não conseguiu".

Parcerias 

Os presidentes de times sugeriram a Jovair que realize, no município, projeto semelhante ao que o governo do Estado já desenvolve: estabelecer a possibilidade de trocar cupom fiscal de prestação de serviços (ISS) por ingressos – ou pelo menos abater no preço do bilhete. Martinez lembrou que a prefeitura de Fortaleza já realiza este projeto, que pode servir de exemplo para Goiânia.

Também foi debatida a proposta de aproveitar a estrutura das escolinhas de iniciação esportiva para dar espaço a crianças e adolescentes de rua, expostos às drogas e à violência. Jovair quer fazer a mesma parceria com igrejas e Organizações Não Governamentais (ONGs) que promovem a filantropia.

Jovair afirmou ainda que vai integrar os clubes na proposta de garimpar talentos que tenham condições de conquistar medalhas para Goiás nas Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247