Juízes dizem que não se intimidam com ameaças de Bolsonaro
A Associação Alagoana de Magistrados disse, em nota, que o “Judiciário não se intimida com esse tipo de ameaça", referindo-se as declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), sobre um possível fechamento STF, caso a chapa do seu pai seja impugnada; documento diz ainda que “qualquer tentativa de silenciar ou suspender as atividades do Judiciário são atos ditatoriais, repelidos por cláusulas pétreas da nossa Constituição”
Por Gilca Cinara, em Cada Minuto - Associação Alagoana de Magistrados (ALMAGIS) também se posicionou sobre as declarações do filho do candidato à Presidência, Jair Bolsonaro sobre um possível fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), em caso que uma impugnação da chapa. Em nota, a diretoria executiva afirmou que o "Poder Judiciário não se intimida com esse tipo de ameaça".
Enfantizando, a Associação destacou que as declarações forma contra os princípio democráticos, além de de ser atos ditatoriais.
"Em virtude de declarações contra os princípios democráticos, atingindo frontalmente o Supremo Tribunal Federal, A Associação Alagoana de Magistrados - ALMAGIS, por deliberação de sua Diretoria Executiva, vem, repudiá-las veementemente por entender que qualquer tentativa de silenciar ou suspender as atividades do Poder Judiciário são atos ditatoriais, repelidos por cláusulas pétreas da nossa Constituição. O Poder Judiciário não se intimida com esse tipo de ameaça, mantendo-se unido e ciente do cumprimento de suas obrigações", disse Almagis em nota.
A fala de Eduardo Bolsonaro, eleito deputado federal, causou diversas reações não somente no Judiciário, mas como em toda classe política. O próprio candidato utilizou seu tempo de campanha de TV para tentar se desculpar das declarações, que foram consideradas um ato contra democracia.
No início da semana, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, afirmou que "atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia" e completou. "O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O País conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: