Juízes podem cassar três títulos mundiais de Cielo
Corte Arbitral recebeu hoje pedido de Fina para rever, com urgncia, advertncia ao nadador; solicitao por suspenso desde a data do doping, em maio; Cielo ganhou o mundial dos 50 m e 100 m livres e dos 50 m borboleta em junho
247 _ Por mais que se possa torcer para um desfecho favorável, a verdade é que a situação do nadador brasileiro Cesar Cielo frente aos organismos internacionais de antidopagem está se agravando. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou nesta sexta-feira o recebimento do pedido da Federação Internacional de Natação (Fina) que contesta a advertência da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) aos nadadores César Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked que foram pegos no exame antidoping no Troféu Maria Lenk. A intenção da Fina é uma punição mais dura, de, estima-se, pelo menos seis meses de suspensão de provas oficiais. De acordo com o comunicado oficial do CAS a respeito, a Federação pediu que as advertências dadas aos nadadores pegos em exame com o diurético furosemida fossem transformadas em punições a partir da data da coleta das amostras, que ocorreram nos dias 7 e 8 de maio. Caso haja a punição, todos os resultados do Maria Lenk serão anulados.
Também há um pedido de urgência da federação no julgamento, pois o mundial de Xangai, na China, começa no próximo dia 24. Se for suspenso, Cielo corre o risco de perder também as três medalhas de ouro conquistadas no Aberto de Paris, em junho: 50m e 100m livre e 50m borboleta. A CBDA disse em nota oficial que concorda com a aceleração do julgamento, mas ainda espera a confirmação por escrito dos quatro nadadores. Enquanto não há uma nova decisão, Cielo e os outros três atletas permanecem com permissão para a disputa de provas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: